Brasília-DF,
18/ABR/2024

Esporte e lazer: Entre no verão em boa forma

Ainda dá tempo de começar a estação mais quente do ano com o corpo são. Confira dicas!

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:18/12/2015 06:53
Com o ano novo e o carnaval batendo à porta, está na hora de colocar em prática o plano Verão 2016. Brasília apresenta uma série de opções para quem está procurando entrar em forma. Das aulas de academia ao domingo no Parque da Cidade, a capital é um centro fitness. 
 
O nutricionista esportivo Clayton Camargos explica que a primeira regra para alcançar o corpo dos sonhos é conhecer os seus limites e não exagerar nos exercícios. “Quem pratica atividade física pode, em 30 ou 45 dias, ter uma redução de peso considerável”, afirma Camargos.
 
Segundo o especialista, a atividade praticada deve ser supervisionada por um profissional e, acima de tudo, proporcionar prazer ao praticante. “Não adianta nada se matricular em uma aula de boxe quando você gosta de balé ou corrida”, diz. As atividades mais benéficas para quem está começando ou retornando a uma rotina de exercícios são as aeróbicas, como corrida, ciclismo e natação.
 
Nas academias, aulas de spinning, ginástica localizada e treinos funcionais são indicações que garantem resultado, caso sejam frequentadas três vezes por semana, pelo período mínimo de 40 minutos. Quem já vem se preparando pode investir na musculação, em aulas de boxe e muay thai ou no duathlon, modalidade que mistura corrida e ciclismo. 
 
O Parque da Cidade é uma opção para quem se sente preso em uma academia
O Parque da Cidade é uma opção para quem se sente preso em uma academia
 

Ao ar livre

Para aqueles que não curtem o clima das academias, a melhor opção é se exercitar nas ruas. Em Brasília, os clubes de corrida estão cada vez mais populares, transformando a atividade física em uma maneira de conhecer a cidade melhor e fazer novos amigos. Para quem busca uma atividade mais tranquila, o Parque da Cidade é perfeito para caminhar e andar de bicicleta. No fim de semana, é possível encontrar pessoas praticando ioga e pilates ao ar livre.
 
No Lago Paranoá, atividades como stand up paddle, remo e canoagem continuam atraindo o público. Também é possível praticar caminhada, corrida e ciclismo na orla do lago, aproveitando a vista. “Independentemente da atividade, o importante é ter disciplina, implementar mudança de hábito e não acreditar em resultados milagrosos”, explica o personal trainer Pedro Guimarães.

FIQUE DE OLHO
 
Corrida, caminhada e ciclismo pedem tênis específicos. Antes de  comprar, procure um profissional que possa dar as melhores dicas. Mesmo em época de chuva e com a umidade alta, hidratação é indispensável. Seja qual for a atividade física, sempre mantenha uma garrafa de água por perto. Quem vai se aventurar no Lago deve ficar de olho no clima. Nada de entrar na água em templo nublado ou chuvoso, por causa dos riscos de raios. Atividade física deve ser combinada com uma dieta específica, mas regimes extremos podem prejudicar mais do que ajudar.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES