Brasília-DF,
23/JUL/2018

Novos ares sugere um feriado de carnaval diferente do brasiliense

Cidades próximas à capital oferecem diversas opções para quem está cansado da festa brasiliense ou quer apostar no descanso, longe da agitação

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:05/02/2016 06:30

 

Entre a folia…

 

Goiânia (GO)

 

A folia na capital goiana começa hoje, às 16h, com um encontro de blocos momescos no Grande Hotel. Uma hora depois, é a vez de o pessoal do Marchinhas do Mercado da 74, evento realizado até terça-feira, sempre às 17h. A festa é perfeita para quem curte as marchinhas tradicionais e gosta de se fantasiar.


Outra boa pedida é o Carnaval do Mercado da Vila Nova, cuja programação começa amanhã e vai até terça. A partir das 16h, o local recebe apresentações de grupos de samba e marchinhas de carnaval. Na segunda-feira, o bloco Gato Pingado, chega às ruas às 13h, com saída no setor Pedro Ludovico. À noite, a concentração é na estação Cultura da Praça do Trabalhador, com o desfile das escolas de samba de Goiânia.


Para fechar as celebrações, o Parque Vaca Brava recebe, na terça-feira, o tradicional bloco Galo Goiano, a partir das 13h. À noite, as escolas de samba voltam à avenida.

 (A cachoeira Santa Bárbara é uma das atrações de Cavalcante)
Cavalcante (GO)


Não são só as belezas naturais que enriquecem o carnaval da cidade goiana ao norte da Chapada dos Veadeiros. Entre hoje e terça, a festa fica por conta das charangas, que comandam os desfiles de blocos ao som de marchinhas de carnaval.


As principais atrações deste ano são as bandas Focus, Balança, Republic e o cantor Gasparzinho. O carnaval de rua da cidade também conta com diversos DJs que se apresentaram ao longo do dia. Para quem quiser aproveitar a festa e as belezas naturais da cidade, a cachoeira Santa Bárbara é uma ótima pedida. A apenas 26km do centro, ela fica dentro da área de preservação Kalunga.

Pirenópolis (GO)


Cidade irmã de Brasília, “piri” foi eleito o melhor destino turístico de Goiás pelo guia Curta Mais, em 2015. Durante a noite, os foliões comemoram da maneira tradicional — ao som de marchinhas, na Rua Direita. Os bloquinhos saem às 21h e terminam às 3h, de amanhã a segunda. Na terça, a folia ocorre das 17h à 0h. Mesmo com as chuvas recentes, a prefeitura garante que a festa não será cancelada.


Se o folião quiser recarregar a bateria, a melhor opção é o Rio das Almas, que fica a poucos quilômetros do centro. Para quem curte uma caminhada maior, a cachoeira Meia Lua é imperdível, com 200m de corredeiras e várias quedas d’água, o local garante o descanso necessário para estar 100%nas noites carnavalescas.

Caldas Novas (GO)


Com direito a muitas marchinhas de carnaval e grandes shows, Caldas Novas tem programação voltada para toda a família. Hoje, a cidade recebe shows do Grupo Revelação e da banda Araketu, no Centro Municipal de Eventos. Os shows serão gratuitos e o evento começa às 20h. Amanhã, será a vez de Humberto & Ronaldo, Liah Soares, Gabriel Gava e Euphoria Livre. No domingo, é a vez de Felipe e Ferrari, Rapazola, Isarael & Rodolfo e Cleber & Cauã.


Para quem quer aproveitar com um pouco mais de conforto, o Ecologic Ville Resort & Spa by Vivence será palco de show exclusivo do grupo Sambô, amanhã. Além da apresentação da banda de samba rock, o resort também terá um bloco para pais e filhas e um baile de máscaras com desfile de fantasia.

Serviço

Ecologic Ville Resort & Spa by Vivence. Pacote de carnaval a partir de 6 parcelas de R$ 332,50. Telefones para reserva: (64) 3454-0600/ (64) 3454-0606.

… E o sossego

Cocalzinho (GO)

 

A cerca de 110km de Brasília, a cidade erguida às margens do Rio Corumbá é cortada por vários córregos e rios. Esse é o lugar ideal para quem é apaixonado pela natureza e quer fugir dos agitos do carnaval.
A Serra dos Pireneus, as cachoeiras dos Caiapós, do Morrinho dos Pireneus, do Pedro Belo e Sete Grotas são ótimas opções para quem gosta de aproveitar a natureza.


Corumbá de Goiás (GO)


Corumbá de Goiás (GO), município que fica a aproximadamente 120km da capital federal, conquista o público com arquitetura única e pelo turismo histórico. A igreja matriz Nossa Senhora da Penha, construída há quase 300 anos, foi restaurada recentemente e é uma atração indispensável para quem se interessa pela história brasileira.
Já quem busca a prática de esportes ao ar livre, o Rio Corumbá oferece a possibilidade de rapel, tirolesa e boia cross.


Alto Paraíso (GO)


O local tem mais de 120 cachoeiras catalogadas e é porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e suas trilhas, cachoeiras e cânions. Além do parque, o turista pode conhecer o Vale da Lua, conjunto de formações rochosas cavadas nas pedras pelas corredeiras de águas transparentes. Misticismo e espiritualidade fazem parte do roteiro de quem visita a cidade, ótima alternativa às tentações momescas.


Cidade de Goiás


A cidade terá blocos de carnaval, mas isso não impedirá que o visitante curta o turismo religioso e cultural de Goiás Velho. Casa da poetisa Cora Coralina e uma das cidades mais antigas do Centro-Oeste, a primeira capital do estado junta tranquilidade, boa comida e belas construções barrocas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES