Brasília-DF,
25/ABR/2024

Jogo de sinuca já é tradição no meio boêmio brasiliense

Prática exige concentração, controle emocional e equilíbrio corporal

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:08/04/2016 07:00Atualização:07/04/2016 12:23

Robson Alves: É um jogo prazeroso, no qual é possível socializar e fazer novos amigos
 (Helio Montferre/Esp. CB/D.A Press)
Robson Alves: É um jogo prazeroso, no qual é possível socializar e fazer novos amigos
 

 

Jogo de tradição, caro à vida boêmia e apreciado por figuras ilustres como Paulinho da Viola, a sinuca atravessou gerações e tem ganhado espaço cada vez maior como modalidade esportiva. Na capital, o comerciante mato-grossense Robson Alves de Araújo aprendeu com o tio os segredos da mira e da concentração no jogo de mesa de origem inglesa. Atualmente o esportista é vice-campeão brasileiro de snooker por duas vezes consecutivas (em 2014 e 2015).


Neste fim de semana ele disputa o Campeonato Brasiliense e já tem vaga garantida na categoria master no Campeonato Internacional de Snooker, que acontece entre os dias 10 e 19 de novembro deste ano em Doha, no Qatar. “Apesar de tudo, a sinuca é um esporte muito marginalizado. Participar dessa competição é ajudar a modalidade a ser levada a sério”, ressalta Araújo.


Depois de ter transformado um hobby em esporte, Robson dá algumas dicas para quem quer se aprofundar no jogo. Concentração, posicionamento corporal e estratégia é fundamental. E ele garante: A modalidade é garantia de amizades duradouras. “Apesar de muita técnica, é um jogo prazeroso onde é possível socializar e fazer novos amigos”.


Para o jogador-atleta, a sinuca também é uma boa forma de treinar controle emocional e equilibrar a força durante as tacadas. “Dependendo do posicionamento da bola será necessário maior ou menor força do jogador. Cabe a ele saber o momento certo de agir.”


Segundo o esportista, existe uma regra universal para garantir sucesso na sinuca. O posicionamento do taco tem que estar abaixo da linha do queixo. “O taco passa exatamente entre o meio dos olhos do jogador. Dessa forma ele garante uma precisão da mira. Jogar sinuca é geometria pura”. Outra dica é jogar com um taco de 1,47m, tamanho padrão que auxilia no bom desempenho no jogo em mesa independentemente do tamanho.


Um dos tipos de sinuca mais praticados no Brasil, conhecida popularmente como sinuquinha de bar, tem a regra do jogo baseada nas tacadas dos adversários de forma alternada nas bolas de números pares e ímpares. Essa modalidade de jogo é praticada em mesas de vários tamanhos, a mais comum mede 1,80m x 1m.

Onde praticar

Clube APCEF
(Setor de Clubes Esportivos Norte, Trecho 3, cj. 3, lt. 2A/2B; 3251-5950)

 

Free Ball
(Taguatinga Centro, CSA 2 Lote 2 Lojas 1/2; 9988-2846)

 

Minas Brasília Tênis Clube
(Setor de Clubes Esportivos Norte, Trecho 3, cj.6; 2108-7250) Área 51 Bar & Snooker (116 Norte, Bl. F, subsolo; 3201-7422)

 

Poizé
(305 Norte, Bl. E, subsolo;
3036-6863)

 

Yes Club
(706/707 Norte, Bl. D, Lj. 6; 3274-7770)

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES