Brasília-DF,
23/ABR/2024

Diretor Matheus Nachtergaele apresenta dramas pessoais em espetáculo

Na peça 'Processo de conscerto do desejo' Nachtergaele interpreta poemas da mãe que morreu enquanto ele ainda era bebê

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Alexandre de Paula- Especial para o Correio Publicação:03/06/2016 06:00Atualização:02/06/2016 17:36

Matheus Nachtergaele: %u201CQue essa peça seja uma pílula de ternura%u201D (Marcos Hermes/Divulgação
)
Matheus Nachtergaele: %u201CQue essa peça seja uma pílula de ternura%u201D
 

Aos 16 anos, Matheus Nachtergaele recebeu alguns poemas da mãe, Maria Cecília, que morreu quando o ator ainda era recém-nascido. Da dor, Nachtergaele tentou extrair poesia e beleza. Ele apresenta no Teatro Funarte Plínio Marcos os textos da mãe na peça Processo de conscerto do desejo, numa tentativa constante de se “reconciliar com a vida”. “Essa peça é uma maneira de dar voz ao que se calou, transformar em beleza o que foi triste, dar luz ao que era escuro”, conta o ator.

Ele acredita que transpor para os palcos algo tão intenso e pessoal ajuda a lidar melhor com a própria dor, mas também crê na capacidade do espetáculo de tocar a plateia. “A peça, mais do que resgatar uma história pessoal minha, se conecta com o que acredito ser o bom teatro: uma oração profana”, afirma.

Falar abertamente sobre o suicídio é algo que o espetáculo permite ao ator, que defende a necessidade de não esconder o tema. “Poder falar disso até com alegria, com libertação, é algo incrível”, acredita. Em tempos tão conturbados, Nachtergaele levanta também a importância de se pedir mais ternura. “Como está faltando... Que essa peça seja uma pílula de ternura.”

SERVIÇO

Processo de conscerto do desejo
Com Matheus Nachtergaele. Teatro Funarte Plínio Marcos (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural). Hoje e amanhã, às 21h, e domingo, às 20h. Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Não recomendado para menores de 16 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES