Brasília-DF,
25/ABR/2024

Marcelo Guerra expõe mostra 'Moradas' no Instituto Cervantes

O artista chileno presta homenagem à religiosidade nas obras

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:01/07/2016 06:11Atualização:30/06/2016 18:43

A pintura renascentista aparece como forte influência de Moradas (Reprodução)
A pintura renascentista aparece como forte influência de Moradas

 

Há algo de místico e divino nas pinturas do chileno Marcelo Guerra. Em cartaz no Instituto Cervantes e reunidas sob o título de Moradas, as obras refletem o profundo interesse do artista pela figuração e por um universo simbólico e quase alegórico da representação humana.

Corpos em poses de dança, rostos que parecem saídos de pinturas renascentistas e desenhos de nus clássicos fazem parte do repertório do artista. Naturezas mortas, objetos e animais também são alvo do interesse do artista, cujas composições costumam lembrar um mundo lúdico e de sonhos. Guerra lembra que o Chile é um país muito religioso e com uma rica iconografia, o que também influencia seu modo de trabalho.

“Não sou religioso, mas assim como a pintura religiosa, acho que a obra tem que entregar algo às pessoas”, explica. O interesse pelo misticismo também tem uma razão. “Acho que o desenvolvimento místico das pessoas é muito importante”, diz.

SERVIÇO

Moradas

Exposição de Marcelo Guerra. Visitação até 29 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 20h, e sábado, das 9h às 15h, no Instituto Cervantes Brasília (707/907 Sul lt. D)

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES