Marcelo Guerra expõe mostra 'Moradas' no Instituto Cervantes
O artista chileno presta homenagem à religiosidade nas obras
Há algo de místico e divino nas pinturas do chileno Marcelo Guerra. Em cartaz no Instituto Cervantes e reunidas sob o título de Moradas, as obras refletem o profundo interesse do artista pela figuração e por um universo simbólico e quase alegórico da representação humana.
Corpos em poses de dança, rostos que parecem saídos de pinturas renascentistas e desenhos de nus clássicos fazem parte do repertório do artista. Naturezas mortas, objetos e animais também são alvo do interesse do artista, cujas composições costumam lembrar um mundo lúdico e de sonhos. Guerra lembra que o Chile é um país muito religioso e com uma rica iconografia, o que também influencia seu modo de trabalho.
“Não sou religioso, mas assim como a pintura religiosa, acho que a obra tem que entregar algo às pessoas”, explica. O interesse pelo misticismo também tem uma razão. “Acho que o desenvolvimento místico das pessoas é muito importante”, diz.
SERVIÇO
Moradas
Exposição de Marcelo Guerra. Visitação até 29 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 20h, e sábado, das 9h às 15h, no Instituto Cervantes Brasília (707/907 Sul lt. D)