Brasília-DF,
26/ABR/2024

Fim de semana terá shows do Criolina e de Mestrinho do Acordeon, entre outros, em São Jorge

Quem planeja fugir de Brasília, pode conferir aqui uma boa opção de itinerário

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:29/07/2016 09:00Atualização:28/07/2016 18:19
 
A festa Criolina agita a Arena Baleia amanhã
 (Philipe Nago/Divulgação)
A festa Criolina agita a Arena Baleia amanhã
 
O fim de semana promete muito mais que sons da natureza na Chapada dos Veadeiros. A tradicional festa Criolina coloca o pé na estrada e vai dos becos da capital para a Arena Baleia. Mas ela não chega só. O 16º Encontro de culturas da Chapada dos Veadeiros termina amanhã e vai agitar a Vila de São Jorge.

A Criolina na Chapada é uma das opções para curtir a noite de amanhã. “A gente tem uma relação afetiva com a Chapada. Foi lá nosso primeiro camping fora de casa”, conta um dos organizadores, Rodrigo Barata.

A festa conta com a apresentação da banda Muntchako e dos DJs Ops, Barata e Pezão. Eles prometem sucessos dos anos 1970  latinos e europeus para agitar quem quer mais que curtir uma paisagem bonita e tomar banho de cachoeira.

Oficinas

O Encontro de culturas encerra as atividades amanhã após uma semana deduração. Para começar o dia, eles oferecem a oficina Vivência de percussão, dança, canto e história da cultura Yorùbá, com Idowu Akinruli, às 9h.
 
Para quem não quer aprender algo e prefere dormir mais um pouquinho, às 14h tem a Delikatessens: águas e sons, memórias primordiais.
 
A noite começa cedo e invade as ruas com a opereta Azulão companheiro, às 20h, e o show Por mim e pelo meu povo, com Ana Maria de Carvalho, às 22h.  Às 23h, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge é hora de curtir o som de Mestrinho do Acordeon.
 
No último dia os eventos começam às 8h, com o técnico agrícola Mauro Araújo na oficina Identificação de espécies vegetais e seus usos potenciais. A Casa de cultura abre às 10h, com uma roda de prosa sobre Emancipação da juventude nas comunidades tradicionais.
 
Com uma pegada diferente, as oficinas da tarde começam com Cinema de bolso: produção de vídeos com smartphone, voltada para jovens de 10 a 14 anos. Logo depois, sessão de cinema com curtas sobre meio ambiente e apresentação do filme O palhaço.
 
A noite tem shows de Tambores do Tocantins e a presença internacional da Danza del Venado: Ballet tradicional do México. O Xaxado Novo encerra a programação da Casa de cultura.

SERVIÇO
 
Criolina na Chapada
Arena baleia (Rodovia GO-239, Km 63, Morro da Baleia - Entre Alto Paraíso e São Jorge). Amanhã, às 21h.
 
Descrição básica
 Entrada: R$ 20 (antecipado). Não recomendado para menores de 18 anos.
 
16º Encontro de culturas da Chapada dos Veadeiros
Vila de São Jorge (Entrada do parque nacional da Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso, GO). Hoje, a partir das 9h, e amanhã, a partir das 8h. Programação de rua, rodas de prosa e shows na Casa de cultura cavaleiro de Jorge. As programações de rua têm entrada franca e os shows na Casa de cultura custam R$ 20. A programação é livre, mas os shows na Casa de cultura não são recomendado para menores de 16 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES