Brasília-DF,
17/MAR/2024

I Mostra Brasileira de Arte Autoral oferece atividades em Alexânia

A cidade recebe artistas nacionais nas áreas do teatro, música e expressão corporal

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:04/11/2016 06:30Atualização:03/11/2016 18:11
Espetáculos teatrais serão apresentados em Alexânia (Cia Vatá/Divulgação)
Espetáculos teatrais serão apresentados em Alexânia
 
Pela primeira vez a praça Olhos D’Água, em Alexânia, receberá uma mostra com arte autoral. O evento reunirá trabalhos de mais de 20 artistas de diferentes regiões. Em quase 40 horas de programação, a I Mostra Brasileira de Arte Autoral terá apresentações de música, teatro, dança, filmes curta-metragens, exposição de artes visuais e rodas de conversa dos artistas com o público.
 
“A mostra é um encontro com artistas que têm como características comum a criação autoral e a originalidade na pesquisa e na produção. Nosso mote central é propiciar uma reunião”, conta Flávia Chimomi, idealizadora e coordenação geral do evento. 
 
Expressão corporal
Hoje, a mostra contará com atividades relacionadas à dança. Às 9h, a companhia cearense Cia. Vatá oferecerá a oficina Corpos brincantes para adultos. Na parte da noite, às 20h30, a companhia apresentará a obra Compilation. “Buscaremos a interatividade com o público na apresentação. Nós compilamos seis espetáculos e musicalmente traremos rabeca, pífanos e viola. Fazer parte do primeiro encontro é uma grande alegria, acho que será um lugar de possibilidade de transversalidade das linguagens autorais”, acredita Valéria Pinheiro, fundadora da companhia de dança.
 
Além da Cia. Vatá, o evento ainda contará com duas atividades do artista Rafael Guarato: amanhã, às 10h, a oficina de dança contemporânea e, às 19h30, a apresentação do espetáculo de dança contemporânea Alça de balde.
 
Cinema
A produção cinematográfica estará em peso com a projeção dos filmes de animação sobre a poetisa Cora Coralina A chegada de Aninha, A infância de Aninha e Os meninos verdes, de Rosa Berardo, hoje, às 14h, e amanhã, às 10h30.
 
Teatro
Oficinas teatrais serão realizadas hoje, às 16h, e amanhã, às 9h, pelo grupo Farândola Teatro e amanhã, às 15h30, pela artista Julia Pascali. Além das oficinas, a mostra contará com a apresentação das obras Minha Terra, de Julia Pascali, hoje, às 18h, e do espetáculo Quando se abrem os Guarda-Chuvas, da companhia Farândola Teatro, amanhã, às 20h. “A peça trata de temas universais, como solidão, morte, expectativa de vida através da vida monótona de uma idosa chamada Conceição”, adianta Fernanda Pimenta.
 
Música
Na música, além da projeção de fotos e do trabalho de pesquisa de campo em música de Andrea Teixeira, o mostra oferecerá o show Cantoria, de Isabella Rovo e Victor Batista, e a apresentação de Carol Carneiro.
 
Interatividade
Para imergir o público no universo dos artistas autorais, hoje, às 19h, e amanhã, às 14h, o evento oferecerá rodas de conversa e hoje, haverá uma visita ao estúdio de animação com sombras da Cia Lumiato Teatro, às 9h30.
 
Outras atividades
A mostra ainda contará com a oficina-mostra Poma visual, de Silvia e Bia Nogueira, hoje, às 9h30 e às 14h, e amanhã, às 15h30, com a oficina de viola caipira de Victor Batista, amanhã, às 15h30, e com a performance da brasiliense Suyan de Mattos Jupiracó Tapipy-Akó e Silva, amanhã, às 19h. Para encerrar a programação, a Cia CHiMOMi apresentará a obra de circo mudo A bOla, no domingo, às 10h. “No espetáculo, CHiMOMi é um personagem atemporal que não usa a fala para se comunicar, mas se apresenta como um ser que tem a necessidade de interagir. A trilha sonora, elaborada pela musicista Val Azevedo, conta com uma musicalidade em que dialogam vários instrumentos”, conta Flávia Cunha.

SERVIÇO
I Mostra Brasileira de Arte Autoral
Praça Olhos D’Água, em Alexânia. De hoje a domingo. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES