Livro clássico Russo ganha versão teatral no Brasil
'As três irmãs' ganha releitura atual com músicas provocações contemporâneas
![Ada Luana dirige e atua em A Moscou! Um palimpsesto (Diego Bresani/Divulgacao) Ada Luana dirige e atua em A Moscou! Um palimpsesto (Diego Bresani/Divulgacao)](http://imgsapp.df.divirtasemais.com.br/app/noticia_133890394703/2017/03/31/158524/20170330150244118238e.jpg)
A vida provinciana na Rússia entedia as irmãs Olga, Macha e Irina. Por nostalgia, as três sonham em voltar para Moscou, lugar de onde guardam memória afetiva. O enredo vem de As três irmãs, escrito no início do século passado pelo russo Anton Tchekhov.
Considerado uma obra-prima da dramaturgia, o espetáculo ganha novas e interessantes camadas com A Moscou! Um palimpsesto. A nova versão tem concepção e direção de Ada Luana, que integra o elenco com Ana Paula Braga, Camila Meskell e Taís Felippe (também diretora de produção).
As quatro atrizes compartilham as cenas com os músicos Filipe Togawa e Kalley Seraine. A inclusão de textos de Ada e das atrizes dá novo fôlego ao original.
Indagações existenciais universais — tal como a ação do tempo sobre os sonhos — se intercalam com questionamentos que dialogam com o cenário sociopolítico atual. “A nossa Moscou é essa necessidade de continuar fazendo teatro e arte, mesmo diante de um contexto como o social e econômico com o qual vivemos. É uma luta, uma batalha. Estamos, há mais de 10 anos, na estrada. O teatro tem esse chamado, é o lugar pra onde quero ir e que me move”, conta a diretora.
Duas perguntas // Ada Luana
O texto original é apenas uma base ou há pontos de contato?
Sim, está superpresente. Não é só o texto reescrito ou “modernizado”, mas textos nossos que atravessam, que são costurados ao de Anton Tchekhov. Quisemos trazer outras possibilidades para dentro do texto dele.
Seria possível fazer paralelos entre a Rússia do século passado, quando foi feita a primeira montagem, e o Brasil de agora?
É atual porque são questões existenciais e humanas, mas também porque tem a ver com o momento político e social que estamos vivendo. Nosso hoje desmoronando, veja os sistemas políticos e a crise mundial... Estamos sem saber e sem conseguir reagir. Isso está bastante presente na peça, em metáfora para a questão das irmãs se sentirem sem chão, em busca de Moscou.
SERVIÇO
A Moscou! Um palimpsesto
Teatro I do CCBB (Setor de Clubes Sul, Tr. 2, Lt. 22; 3108-7600).
De hoje a domingo, às 20h. Ingressos a R$ 20 (inteira) e
R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.