Brasília-DF,
22/AGO/2017

Marcelo Fagerlande e Ana Cecília Tavares lançam 'Originais e transcrições' hoje

O show que divulga o novo trabalho do duo inclui peças conhecidas como 'Concerto de Brandenburgo nº 6', de Bach

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:05/05/2017 06:00
Marcelo Fagerlande e Ana Cecília Tavares se apresentam na Casa Thomas Jefferson (Pedro Ladeira/Divulgacao)
Marcelo Fagerlande e Ana Cecília Tavares se apresentam na Casa Thomas Jefferson

Tornar peças muito conhecidas em  uma surpresa para o ouvinte é missão que os cravistas Marcelo Fagerlande e Ana Cecília Tavares adotaram com afinco em Originais e transcrições.
 
Gravado com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o disco tem lançamento marcado para hoje, com recital às 20h, na Casa Thomas Jefferson. No repertório estão peças conhecidas — como Concerto de Brandenburgo nº 6, de Bach, O parnaso, de Couperin — , mas executadas com nova roupagem. 
 
Originalmente escrito para orquestração de cordas, o famoso concerto de Bach ganhou versão para quatro mãos e dois cravos graças a uma transcrição de Kenneth Gilbert, de quem Fagerlande foi aluno. Já a sonata de Couperin foi escrita para ser interpretada por qualquer instrumento. Os instrumentistas seguiram a sugestão do próprio compositor, que indica uma possível versão para dois cravos.
 
Também é uma transcrição o trecho Dom Quixote e a duquesa, do Ballet comique de Joseph Bodin de Boismortier. Inédita, a versão para cravo é de autoria do próprio Fagerlande. “É difícil inovar”, conta o músico. “E repetir o que pessoas já fizeram não tem muita graça, então a gente buscou um repertório diferente.”
 
Graças aos dois cravos, o efeito é de preenchimento sonoro, como se houvesse um volume musical maior do que o possibilitado pelo instrumento, que, vale lembrar, é de corda e não de percussão.

Serviço
Originais e transcrições – Bach, Couperin e Boismortier
De Ana Cecília Tavares e Marcelo Fagerlande. Distribuição: Tratore. R$ 20 Recital hoje, às 20h, na Casa Thomas Jefferson.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES