Brasília-DF,
21/AGO/2017

Espetáculo de Shakespeare ganha releitura

Sonho de uma noite de verão estará em cartaz no Teatro Brasília Shopping

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Isabella de Andrade - Especial para o Correio - Publicação:02/06/2017 06:00Atualização:01/06/2017 17:54
A cia. Celeiro das Antas leva a comicidade do texto de Shakespeare ao público de todas as idades (Marcela Regina/Divulgacao)
A cia. Celeiro das Antas leva a comicidade do texto de Shakespeare ao público de todas as idades



Com a conhecida clareza narrativa dos textos shakespearianos, o grupo Celeiro das Antas apresenta o espetáculo Sonho de uma noite de verão, com histórias que se cruzam entre um palácio, a casa de um artesão e uma floresta. As experiências humanas entrelaçam os dilemas das personagens do espetáculo e o grupo se apoia na estética do teatro físico para representá-los no palco. O texto original, escrito de maneira arcaica e sofisticada, recebeu uma releitura, com linguagem popular e coloquial. O objetivo do grupo é se aproximar e criar identificação com o maior número possível de espectadores.
 
A atriz Elisa Carneiro integra o elenco e acredita que, apesar de ser um texto clássico e antigo, ele fala de temas muito atuais, como o próprio amor e a relação entre as pessoas. “Essa é a nossa grande motivação em montar Shakespeare, o tema do espetáculo é comum a todas as pessoas, os personagens são grandes arquétipos do amor e das relações e o público se identifica muito com cada um deles”, afirma.
 
A proposta atual do espetáculo foi criada a partir de pesquisa e experimentações com o teatro físico, que dá ênfase ao gesto e às movimentações físicas de cada ator. Em cena, figurinos simples e pouco cenário, com destaque para a composição corporal para dar vida ao texto.
 
“Quando se trabalha com teatro físico, os movimentos e gestos ganham muito sentido e essa movimentação junto com o texto de Shakespeare potencializa muito nossa relação com o público”, lembra Elisa.

O espetáculo foi apresentado para diversas escolas e chegou a espectadores de diversas idades, classes e estilos. A ideia do grupo é democratizar o teatro e a identificação do público com textos clássicos. Com linguagem atual aliada à estética da comicidade física, a peça estará em cartaz em curta temporada no mês de junho, levando aos brasilienses uma nova experimentação moderna do clássico shakespeariano.
 
Serviço
Sonho de uma noite de verão
Teatro Brasília Shopping. Sábado (3), às 20h; e domingo (4), às 19h. Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES