Final do festival de quadrilhas do DF promete agitar o público
O 3° Festival Gonzagão de Quadrilhas reúne os 12 melhores grupos da capital para eleger a melhor da cidade
Ronayre Nunes*
Publicação:21/07/2017 06:00Atualização: 20/07/2017 17:59
O grupo Pau Melado é um dos finalistas do festival de quadrilhas
Existem poucas coisas que simbolizam mais uma tradicional festa junina do que as imponentes quadrilhas. A animação, sincronia e harmonia das dezenas de pessoas atraem milhares. Agora você pode ver o melhor da cidade em uma competição de encher os olhos: Sexta, sábado e domingo será realizada a grande final do 3° Festival Gonzagão de Quadrilhas, em Samambaia, a partir da 20h.
A edição deste fim de semana marca o fim de um ciclo de competições entre as quadrilhas da cidade. Serão 12 grupos brigando pelo primeiro lugar, para, então, batalhar pelo grande título nacional, em São Luís (MA), em 3 de agosto. O ciclo de competições foi coordenado pela União Junina de Brasília, que busca o resgate das raízes da festa popular.
“Não é só uma festa para a competição, isso é 10% do contexto. O festival vem para fortalecer o terceiro setor, uma molecada que tem as quadrilhas como diversão e fonte de renda. Vem para proporcionar um propósito para um jovem que nunca teve muita oportunidade”, explica o vice-presidente da associação, Hamilton Teixeira.
Entre as quadrilhas que se apresentarão hoje, amanhã e domingo, estão Vira e Mexe, Mala Veia, Pau Melado e Elite do Cerrado.
*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader
Serviço
3° Festival Gonzagão de Quadrilhas Juninas
Estacionamento da Igreja Barca — Santa Luzia (QS 304 cj 5 1/3, Samambaia Sul; 3357-7042). Sexta, sábado e domingo, a partir das 20h. O resultado sai à 0h de domingo. Entrada franca. Classificação livre.