Museu da República recebe exposição de 45 artistas sobre ditadura
Entre as obras que criticam e retratam o período militar estão 25 obras de José Zaragoza, da série 'Não matarás'
Nahima Maciel
Publicação:11/08/2017 06:00
A resistência artística é um dos temas de 'Não matarás'
Foi para criticar a ditadura que José Zaragoza pintou a série Não matarás, entre 1980 e 1983. Doado ao Museu Nacional da República em 2013, o conjunto de 25 obras volta agora aos olhos do público acompanhado de uma leitura que envolve o diálogo com peças de outros 45 artistas selecionados por Wagner Barja, curador e diretor do museu.
Barja partiu de três inspirações. Além das obras de Zaragoza, também quis homenagear a pintura de João Câmara. Para ilustrar o conjunto, o curador estampou na mostra a frase emblemática na qual o crítico Mário Pedrosa concluiu: “Em tempos de crise, é preciso estar com os artistas”. “Estamos em um contexto de crise política e institucional e é conveniente a gente lembrar, ter uma memória, já que tanta gente está querendo um regime de exceção.”
SERVIÇO
Não matarás — Em tempos de crise, é preciso estar com os artistas
Exposição de obras de 45 artistas. Curadoria: Wagner Barja. Visitação até 29 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h30, no Museu Nacional da República (Conjunto Cultural da República, Setor Cultural Sul, Esplanada dos Ministérios)