Brasília-DF,
19/FEV/2018

Vida do jornalista e poeta Luiz Gama é tema de peça de teatro

O abolicionista que lutou contra a escravidão ganha vida no teatro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Correio Braziliense Publicação:08/09/2017 07:30Atualização:08/09/2017 11:18

Cenas da vida e poemas de Luiz Gama se alternam em Uma voz pela liberdade ( Vivian Fernandez/Divulgação)
Cenas da vida e poemas de Luiz Gama se alternam em Uma voz pela liberdade
 

Luiz Gonzaga Pinto da Gama é nome recorrente nos livros de história e fora deles quando o assunto é a luta contra a escravidão. A vida do abolicionista baiano é tema da biografia cênica Luiz Gama — Uma voz pela liberdade, que conta com direção de Ricardo Torres e encenação de Deo Garcez e Soraia Arnoni.

 

A montagem leva a luta e as ideias de Luiz Gama ao público através do entremeio da vida dele com os escritos que deixou como poeta e jornalista. Libertador de mais de 500 escravos, Luiz Gama era filho de mãe negra e pai branco. Após a morte da mãe, é vendido pelo pai como escravo.


O roteiro, assinado por Garcez, traz as reflexões daquela época para os dias hoje, quando discriminação e racismo ainda estão na pauta do dia. Após a apresentação, De Garcez e Soraia Arnoni recebem o público para um debate em formato de bate-papo no qual questões históricas e contemporâneas são postas lado a lado.

SERVIÇO
Luiz Gama — Uma voz pela liberdade
Teatro dos Bancários (314/315 Sul; 3262-9090). Sábado, às 21h, e domingo, às 20h. Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES