Brasília-DF,
19/ABR/2024

Festival de Linguagem Eletrônica, File, permite ao visitante teste sensoriais

Evento leva o visitante a apreciar a arte por um viés fora do comum

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Alice Corrêa* Publicação:13/10/2017 06:04Atualização:12/10/2017 16:44
A interação com o público permite que ele seja embalado a vácuo (Agência Galo/CB/D.A Press)
A interação com o público permite que ele seja embalado a vácuo

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) chega a Brasília com uma proposta inovadora. O projeto usa a tecnologia como principal inspiração. A intenção é modificar a relação dos espectadores com as obras de arte, permitindo experimentações de invenções tecnológicas.

A curadora Paula Perissinotto conta que o projeto teve início em  2000, quando a internet era um novo passo de exploração estética, mas, ao longo dos anos, muitas coisas aconteceram na área tecnológica e, com isso, a exposição ia se moldando às novas realidades para que o visitante dialogasse com novas percepções, pouco exploradas no mundo real.

“Nós temos o caráter de instigar novas percepções, fazer o visitante perceber as formas de leitura de uma obra de arte. O projeto proporciona experiências corporais”, conta Paula.

A exposição Disruptiva permite que o visitante seja embalado a vácuo e mergulhe em um mundo real e virtual ao mesmo tempo. A arte Shrink, do americano Lawrence Malstaf, é capaz de embalar um corpo a vácuo e suspendê-lo entre duas folhas de plástico. Das experiências sensoriais, a obra Physical mind, de Teun Vonk, põe o espectador entre dois objetos infláveis, tirando o corpo do chão.

As experiências sensoriais não param por aí: na obra Swing, Christin Marczinzik e Thi Binh Minh Nguyen te convidam a passear em um mundo irreal por um óculos de realidade virtual.  

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

Feira Internacional de Linguagem Eletrônica — FILE
CCBB Brasília (SCES). Sexta (13/10), sábado (14) e domingo (15), das 9h às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa livre

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES