Brasília-DF,
17/MAR/2024

Retrospectiva na Caixa apresenta a obra de Roger Ballen

A exposição 'Transfigurações, fotografias 1968-2014' passa por 44 anos de carreira do americano

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:20/10/2017 06:00
Série Outland mescla ficção e realidade pelas lentes de Roger Ballen ( Reprodução/Divulgação)
Série Outland mescla ficção e realidade pelas lentes de Roger Ballen
 
Roger Ballen pode não ser um grande conhecido do público latino-americano, mas faz parte de um cenário no qual a fotografia viu florescer nomes como André Kertesz, Henri Cartier Bresson, Walker Evans e Diane Arbus. Nascido em Nova York em 1950, o fotógrafo é herdeiro de uma escola que viu a fotografia passar de instrumento de documentação da realidade a suporte de interpretação do mundo. 
 
Por isso a curadora Daniella Géo optou por uma retrospectiva o mais abrangente possível em Transfigurações, mostra em cartaz na Caixa Cultural que reúne mais de 100 fotografias realizadas entre 1968 e 2012 por Roger Ballen.
 
A exposição está dividida em séries que ajudam a compreender as diferentes fases da produção de Ballen. “Achei que, como ele não era muito conhecido na América Latina, uma retrospectiva cronológica fosse melhor para compreender a evolução do trabalho”, explica Daniella.
 
Em um primeiro momento, quando começou a fotografar, o americano priorizava os registros documentais. Nos anos 1990, em imagens para a série Outland, Ballen passou a investir em composições híbridas nas quais o aspecto documental se misturava à intenção ficcional, o que resultou em fotografias que incorporavam um viés teatral.
 
Nos anos seguintes, Ballen passaria a privilegiar a imaginação em séries como O teatro das aparições, com composições muito inspiradas na própria pintura. “Ele constrói uma linguagem muito representativa dele mesmo. É difícil situá-lo em relação a outros fotógrafos. Ele tem influências como as de Walker Evans e Diane Arbus, o trabalho dele não está solto no mundo, mas é um trabalho muito particular”, avisa Daniella Géo.
 
Serviço
Transfigurações, fotografias 1968-2014 
Fotografias de Roger Ballen. Visitação até 17 de dezembro de 2017, 
de terça a domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural Brasília —  Galeria 
Principal (SBS Quadra 4, Lotes 3/4 - Edifício Anexo à Matriz da Caixa).
 


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES