Brasília-DF,
23/ABR/2024

Referência Galeria de Arte celebra os 22 anos com mostra a 'Os fios e a trama'

Entre as obras expostas no espaço estão quadros com técnicas de litogravuras

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:15/12/2017 06:00Atualização:14/12/2017 13:01
A figuração de Alex Ceverny também foi selecionada para a mostra (Alex Cerveny/Divulgacao)
A figuração de Alex Ceverny também foi selecionada para a mostra

Quando começou a pesquisar o acervo da Referência Galeria de Arte, o curador Márcio Tavares ficou surpreso com a amplitude e a abrangência da coleção. A partir dessa constatação, montou Os fios e a trama: arte e colecionismo, em cartaz na galeria, que completou 22 anos de atuação em Brasília em novembro.

“Estão ali questões interessantes, que demarcam bem o percurso da galeria, com valorização da produção modernista, que tem a ver com a cidade, avançando para a produção contemporânea e chegando até uma produção emergente, jovem”, explica o curador. Ele selecionou 27 artistas e obras produzidas de 1960 até hoje, um conjunto que conta não apenas a história da arte em Brasília e no Brasil, mas também reflete sobre colecionismo e maneiras de montar um acervo.

Ao escolher obras de artistas como Carlos Vergara, Athos Bulcão, Claudio Tozzi, Alex Flemming, Leda Catunda, Ralph Gehre, Raquel Nava, Samico, Virgílio Neto, Galeno, Gê Orthof e outros, Tavares quis avaliar como o colecionismo pode ter impacto nas narrativas que contam a história da arte. “Brasília tem hoje uma cena contemporânea superpujante despontando no país, e a gente vê isso nessa coleção”, explica. “Quem compra obra de arte pode dar uma contribuição importante para ativar o cenário artístico local e contar essa trajetória.”

Serviço 
Os fios e a trama: Arte e colecionismo
Com obras de 27 artistas. Curadoria: Márcio Tavares. Referência Galeria de Arte (CLN 202 Bloco B, loja 11 – Subsolo). Visitação até 3 de março, de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 10h às 15h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES