Brasília-DF,
26/MAI/2018

Museu Nacional recebe obras de 20 artistas do projeto Eixo do Fora

O Salão/Residência Eixo do Fora pode ser visitado até 14 de janeiro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:22/12/2017 06:00
Artistas participantes do 2º Salão/Residência Eixo do Fora, em cartaz no Museu da República. ( Marcio Mota/Divulgação)
Artistas participantes do 2º Salão/Residência Eixo do Fora, em cartaz no Museu da República.
 
Em cartaz no Museu Nacional, a segunda edição do Salão/Residência Eixo do Fora reúne a obra de 20 artistas da cidade em uma proposta que visa a produção coletiva. Diferente dos salões tradicionais, os artistas foram convidados a passar uma semana no Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco), em novembro, para produzir projetos que agora são exibidos no museu.

As propostas de cada artista foram pensadas e produzidas individualmente, mas o formato de residência permite uma interferência e uma colaboração. A convivência acaba por refletir nas obras, um detalhe que os cinco curadores da exposição quiseram ressaltar desde o início.

“Em vez de selecionar obras prontas, abrimos um chamado para obras em processo para serem desenvolvidas durante uma semana”, explica Krishna Passos, curador e idealizador da mostra.

“Conseguimos um ambiente legal de trocas e os artistas participam das obras uns dos outros.” Na exposição, é possível ver trabalhos como o de João Angelini, que fez a continuação de animação na qual um cone de sinalização de trânsito é o protagonista, ou a intervenção Vote nu, que levou Natasha de Albuquerque a se apropriar dos banheiros do museu. Artistas como Adriana Vignoli, Matias Mesquita, Luísa Gunther e João Trevisan participam da exposição.

Serviço 
2º Salão/Residência – Eixo do Fora VOL. 5
Museu Nacional da República. Visitação até 14 de janeiro, de terça a domingo, das 9h às 18h30.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES