Brasília-DF,
25/ABR/2024

Exposição reúne 300 obras de Athos Bulcão no CCBB

O objetivo é celebrar o centenário do artista e mostrar que a trajetória dele é mais ampla do que se pensa

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:19/01/2018 06:00
A abstração era uma das temáticas do artista, Athos também trabalhou com artes gráficas e fez capas de revistas
 (Vicente de Mello/Divulgação)
A abstração era uma das temáticas do artista, Athos também trabalhou com artes gráficas e fez capas de revistas

 
Explorar os vários aspectos da obra de Athos Bulcão é o objetivo de exposição em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que reúne 300 obras para comemorar o centenário de nascimento do artista. Com curadoria de Marília Panitz e André Severo, 100 anos de 
Athos Bulcão vai circular por Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A intenção dos curadores é mostrar que a obra do artista, conhecido, principalmente, pela colaboração em projetos de arquitetura, vai muito além dos azulejos e painéis integrados ao espaço arquitetônico.

Na exposição, o público poderá conhecer peças raramente expostas, como as roupas litúrgicas e os figurinos concebidos para óperas, muitas pinturas e desenhos, além do trabalho de artes aplicadas como cartazes e capas de revistas.

Dividida em oito núcleos dedicados aos variados aspectos, suportes e temas abordados pelo artista, a mostra é uma das maiores já feita sobre Athos na cidade e conta, principalmente, com obras de colecionadores locais.

“O que ficou como algo importante é como foi a trajetória de vida dele e a influência que ele deixou. Optamos por fazer nossa linha curatorial a partir de uma entrevista que Carmem Moretzsohn fez com ele em 1998. Isso nos permitiu que os núcleos fossem mais abertos e com frases do próprio Athos em primeira pessoa”, avisa Marília Panitz.


Serviço
100 anos de Athos Bulcão
Curadoria: Marília Panitz e André Severo. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB -SCES Trecho 2, Lote 22). Visitação até 1º de abril, de terça a domingo, das 9h às 21h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES