Brasília-DF,
20/ABR/2024

Exposição »

Entre rios - Entre nós: Bordados dos irmãos Dumont contam vida de populações ribeirinhas

Telas e painéis do grupo Matizes Dumont e de ribeirinhos de vários estados evidenciam a luta e as dores dessas comunidades

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:23/02/2018 06:00Atualização:22/02/2018 18:57
A comunidade dos ribeirinhos é um dos temas da mostra 'Entre rios - Entre nós' (Matizes Dumont/Divulgação)
A comunidade dos ribeirinhos é um dos temas da mostra 'Entre rios - Entre nós'
 
Foram quatro anos de preparação para chegar às 19 telas e 18 painéis da exposição Entre rios — Entre nós, que o grupo Matizes Dumont apresenta no Museu Nacional da República. Há mais de 20 anos, os irmãos Dumont trabalham com populações ribeirinhas em oficinas nas quais se discute a importância da água para a vida nas comunidades. Um dos resultados desses encontros são os bordados nos quais os participantes desenham as experiências, esperanças e impressões relacionadas ao cotidiano à beira do rio.
 
Na exposição, além das telas bordadas pelos Dumont, estão 18 painéis realizados pelos ribeirinhos ao longo de oficinas ministradas nos últimos quatro anos. “Nos debruçamos sobre o tema da água e discutimos a questão com as comunidades, mulheres e homens que participaram do projeto”, explica Sávia Dumont. “Queremos mostrar o que os ribeirinhos pensam e isso está nos painéis. São trabalhos com registros do território deles.”
 
No total, mais de 6 mil pessoas participaram do projeto, habitantes de comunidades localizadas à beira dos rios Doce, São Francisco, Cuiabá e outros. O resultado é um verdadeiro mosaico das questões que preocupam essas populações e de suas vivências. As peças chegam a ter 6x2m e a mostra constitui a primeira ação do Matizes Dumont para a programação do Fórum Mundial das Águas, a ser realizado entre 18 e 23 de março. Além da exposição, o grupo participa do encontro com uma palestra sobre o empoderamento dos ribeirinhos.

SERVIÇO

Entre rios — Entre nós
Exposição de telas e painéis bordados pelo grupo Matizes Dumont. Museu 
Nacional da República (Galeria do Térreo). Visitação até 1º de abril, diariamente, das 9h às 17h30.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES