Brasília-DF,
17/MAR/2024

Ciência é o assunto do fim de semana no Teatro do Brasília Shopping

O biólogo Pirula apresenta um show sobre a relação das pessoas com as teorias científicas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Lucas Santin* Publicação:16/03/2018 06:02Atualização:15/03/2018 18:43
Sucesso dos vídeos na internet levaram Pirula ao espetáculo  A ciência só está certa quando concorda comigo (DGBB/Divulgação)
Sucesso dos vídeos na internet levaram Pirula ao espetáculo A ciência só está certa quando concorda comigo

 
"Eu sou o Pirula, tenho 36 anos, mas com corpinho de 25 e idade mental de 72". É assim que Paulo Miranda Nascimento, biólogo, se apresenta. De acordo com ele, só a mãe ainda o chama pelo nome de batismo. Doutor em zoologia pela Universidade de São Paulo, foi pela internet que ele ganhou fama por inserir a ciência na vida das pessoas. Nos palcos, ele discute a relação das pessoas com o meio científico por meio da comédia A ciência só está certa quando concorda comigo.

"Na palestra, eu exponho um conteúdo e o público, no máximo, fica com dúvidas e faz perguntas. Quando se está no teatro, tem que gerar algum sentimento nas pessoas. Demorei a entender isso, mas os produtores ajudaram bastante", conta.

O show fala sobre o porquê de as pessoas só concordarem com a ciência quando os estudos reforçam as convicções que o público já tem. O forte da apresentação é a discussão a respeito da ciência, mas conta com algumas piadas.

Pirula começou falando sobre a teoria da evolução em comunidades do Orkut. Por volta de 2009, quando os vlogs estavam em alta, ele fez alguns vídeos. Aos poucos, os posts foram ganhando cara mais científica e, quando houve o acidente de Belo Monte, o comentário que fez teve maior sucesso. "Falei sobre os aspectos históricos e também de impacto ambiental. A partir dali, percebi que as pessoas queriam saber mais de assuntos científicos e de biologia", conta.
 
Hoje, o canal de Pirula tem mais de 630 mil inscritos. Os vídeos mais longos combinam com o teor e a profundidade dos assuntos de que trata. O biólogo tem experiência com aulas e, principalmente, com palestras.

* Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader
 

Serviço
A ciência só está certa quando concorda comigo
Teatro Brasília Shopping (SCN, Q. 5, Bl. A). Sábado (17/3), às 18h e às 20h, e domingo (18/3), às 18h. Ingressos a R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia para estudantes e idosos). Classificação indicativa livre. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES