Brasília-DF,
17/MAR/2024

Agenda cultural e inclusiva em Brasília convida para sair de casa no fim de semana

Destaque do fim de semana, Festival da Francofonia leva cultura de países de língua francesa a vários pontos de Brasília gratuitamente

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Correio Braziliense Publicação:23/03/2018 06:00Atualização:22/03/2018 19:26
Crianças poderão interagir com robôs no JK Shopping (Fest Povos/Divulgação)
Crianças poderão interagir com robôs no JK Shopping

 
21º Festival da Francofonia 

 
A extensa programação do 21º Festival da Francofonia oferece gratuitamente cinema, leitura cênica em francês e exposição com obras da autora e ilustradora Béatrice Tanaka.

Promovida pela Aliança Francesa de Brasília, uma exposição com ilustrações de Béatrice Tanaka estará aberta à visitação até 15 de abril no Espaço Cultural Ernesto Silva da Aliança Francesa de Brasília. A artista ucraniana que viveu no Brasil no fim da Segunda Guerra Mundial é autora de mais de 40 obras feitas principalmente em francês.
 
Sábado, a partir das 20h, haverá leitura cênica em francês no auditório Françoise Valière da Aliança Francesa de Brasília. A peça escolhida foi Captura de imagem, escrita pelo dramaturgo togolês Gustave Akakpo. 

A agenda do evento inclui Mostra de Cinema Francófono com sessões gratuitas no CCBB. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria. 

Hoje, serão exibidas a animação da França e da Bélgica O quadro (às 17h) e o documentário brasileiro Entre nós, o estranho (às 19h30). Amanhã, haverá sessão dos dramas A economia do amor (às 17h) e Sarah interpreta um lobisomem (às 19h30), parcerias da Bélgica com França e da Suíça com Alemanha, respectivamente.

No domingo, o cinema começa mais cedo e conta com três sessões: a animação franco-belga Minha vida de abobrinha (às 15h) e as comédias francesas Boa sorte Argélia (às 17h) e Tempestade (às 19h30).

“Consumir arte vinda desses países de língua francesa é essencial para quem deseja se aproximar do idioma. Para além do conhecimento linguístico, conhecer a cultura desses países (francofônicos) e entendê-los enriquecem o aprendizado”, afirma o diretor da Aliança Francesa de Brasília, Matthieu Bernard.
 
SERVIÇO
21º Festival da Francofonia
Locais: Centro Cultural Banco do Brasil (SCES Tr. 2 lt. 22; 3108-7600) e Aliança Francesa de Brasília (708/908 Sul). A classificação indicativa varia de acordo com a atração. 

Feiras

Evento açucarado
A área externa do Brasília Shopping receberá no sábado o 54º Mercadinho, a partir das 9h. O evento gratuito será dedicado à Páscoa e contará com oficinas gastronômicas de doces, feirinha orgânica, workshop de lettering para as crianças e pocket shows com duo Fernando César e Sérgio Morais. Classificação indicativa livre.

Leitores mirins
Mais de 2 mil títulos infantis estarão disponíveis na Feira Cultural do Livro promovida pelo Taguatinga Shopping, sexta e sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 22h, na Praça de Vidro, localizada no terceiro piso do centro de compras. Com acesso gratuito, o evento reúne publicações de gêneros diversos por a partir de R$ 5. A programação inclui caricatura e contação de histórias. Classificação indicativa livre.

Oficinas

Páscoa tecnológica
Nada de chocolate. No JK Shopping, a Páscoa será aliada a robôs. Crianças a partir dos 5 anos terão oportunidade de interagir com robôs, programá-los e montá-los na oficina gratuita — tudo orientado por especialistas na área. O evento ocorrerá na praça central, localizada no primeiro piso do shopping, de sexta a domingo, das 12h às 20h. A participação requer inscrição no balcão de informações, onde serão distribuídas senhas para as sessões. Evento recomendado para maiores de 5 anos.
 
Crianças poderão interagir com robôs no JK Shopping  (Destak Comunicaão/Divulgação)
Crianças poderão interagir com robôs no JK Shopping
 
 

Arte

Galeria a céu aberto
O Fest povos, encontro de graffite, convida para contemplar gratuitamente a produção de arte a céu aberto. As telas serão as casas de Santa Luzia. No domingo, dezenas de grafiteiros darão cara nova à comunidade vizinha ao lixão desativado. O ponto de encontro será o Posto Shell, localizado na entrada da Cidade Estrutural (Rua SL Quadra 21, Santa Luzia, Cidade Estrutural;  986168338). Classificação indicativa livre.

Inclusão

Caminhada inclusiva
Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), o CaminhaDown 2018 contará com caminhada, informação e entretenimento, além de atração musical. O evento ocorrerá gratuitamente domingo, no estacionamento 10 do Parque da Cidade, das 9h às 14h30. Classificação livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES