Brasília-DF,
25/ABR/2024

Mostras 'Hiato' e 'Dobras' são as grandes atrações deste fim de semana

Em cartaz na Referência Galeria a partir deste sábado (24/3), as mostras Dobras, de Elyeser Szturm, e Hiato, de Helô Sanvoy, refletem sobre a própria história da arte

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:23/03/2018 06:00Atualização:22/03/2018 19:25
As obras de Helô Sanvoy vieram das páginas de jornais  (Reprodução/Divulgação)
As obras de Helô Sanvoy vieram das páginas de jornais


O goiano Helô Sanvoy foi buscar no universo dos jornais o material para Hiato. Como se fosse um procedimento cirúrgico, o artista recorta as partes de texto e imagem das publicações e as substitui por papel vegetal coberto com traços que simulam a escrita. O processo de recortar os pedaços do jornal é filmado e os restos, inseridos em seringas que acompanham a obra. Esse processo é filmado e constitui o vídeo Transfusões.
 
“A obra lida com muitas possibilidades, mas dois olhares me interessam: como a linguagem e a comunicação funcionam, assim como situações de falha, e as situações políticas que se dão por meio da linguagem política entendida como campo mais amplo das relações”, explica Sanvoy.
 
Em Dobras, Elyeser Szturm apresenta resultado de pesquisa realizada nos últimos 10 anos. As obras são uma combinação de fotografias digitais manipuladas com técnicas de cianotipia, um tipo de impressão fotográfica muito utilizada no século 19 e que permite a transferência de imagens para uma superfície sensibilizada. 
 
No ateliê, o artista constrói texturas com drapeados em tecidos para comentar a própria história da arte, já que dobras são muito comuns na pintura barroca. “Sou artista há 40 anos e trabalho com essas questões, luz, sombra, dialética da luz e da sombra”, avisa. “Faço um cruzamento entre a história da arte, da pintura e a técnica da fotografia. E com as artes gráficas, na medida em que trabalho com fotolito.”

Serviço 

 
Dobras
De Elyeser Szturm

Hiato
De Helô Sanvoy

Abertura neste sábado, às 17h. Visitação até 5 de maio, de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 10h às 15h, na Referência Galeria de Arte (202 Norte Bl. B Lj. 11 – Subsolo).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES