Brasília-DF,
17/MAR/2024

'Billie Holiday, a canção' é uma das estreias do teatro deste fim de semana

Com direção de Raimundo Venâncio e protagonismo de Tânia Maria, a peça contara a história da cantora norte-americana

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Alexandre de Paula- Especial para o Correio Publicação:30/03/2018 06:00Atualização:29/03/2018 16:20
A história da cantora norte-americana Billie Holiday é o tema do espetáculo (Infinito Comunicação/Divulgação)
A história da cantora norte-americana Billie Holiday é o tema do espetáculo
 
 
A vida de Billie Holiday parecia coisa de ficção. Cheia de reviravoltas, paixões, doenças, racismo, a trajetória da cantora gerou livros, HQs, peças teatrais e outras tantas obras. Em cartaz no Teatro dos Bancários, o musical Billie Holiday, a canção é uma delas.
 
Dirigida por Raimundo Venâncio, a peça faz um passeio pelos dramas e alegrias da vida da diva do jazz americano a partir do retrato dos últimos 45 dias de vida da cantora e de flashbacks. “A peça fala disso, desses últimos momentos, mas o tempo todo ela está retratando a vida de Billie. E tem o flashback musical”, conta o diretor.
 
A cantora americana é interpretada pela atriz Tânia Maria. Para encarnar a personagem, a atriz passou por uma preparação de 1 ano e 4 meses. “Ela teve que mudar o timbre de voz porque o timbre da Tânia é muito agudo, foi preciso trabalhar mais o grave”, conta Raimundo. “Ela também já tinha noção de inglês, mas teve que fazer seis meses de especialização pela questão da pronúncia e das características da fala da Billie”, completa.

Duas perguntas Raimundo Venâncio 

Na história de Billie Holiday, há temas pungentes e atuais como o racismo. De que forma eles são retratados no espetáculo?
 
Os temas pungentes são tratados, sim. O racismo, a violência contra a mulher, a exploração da pobreza, o estupro, o machismo. Eles são retratados, estão colocados no texto e são ditos explicitamente, inclusive.

A peça já passou por várias cidades. Como ela vai se modificando ao longo das apresentações? O contato e a resposta do público influenciam na produção?

 
Ela é uma peça realista, totalmente fechada, não se quebra a quarta parede, porque a peça é o drama muito íntimo de Billie. Porque mesmo ela tratando de todos esses temas, a dor de Billie, o sofrimento de Billie é muito único, embora a gente saiba que encontra uma Billie em toda esquina a que vai. Mas esse sofrimento, tudo isso que Billie passou, é muito dela. Então a gente não modifica, é sempre um espetáculo igual em todo lugar.

Serviço 

Billie Holiday, a canção
Teatro dos Bancários (314/315 Sul). Nesta sexta-feira (30/3), sábado (31/3) e domingo (1º/4), às 21h. Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES