Brasília-DF,
22/OUT/2018

Espetáculo 'Merda' é atração da Casa dos 4 neste fim de semana

Peça fala de assuntos muito comuns no teatro, como amor, ambição, paixão e vaidade

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:06/04/2018 06:06Atualização:05/04/2018 17:07
A metalinguagem dá o tom do espetáculo Merda! (Adla Marques/Divulgação)
A metalinguagem dá o tom do espetáculo Merda!

No mundo do teatro, “merda” é uma saudação que significa o desejo de sorte numa sessão. Nada mais auspicioso, então, que esse seja o título do espetáculo que marca a estreia da cia. Fictícia de Teatro nos palcos. O texto e a direção são de James Fensterseifer e o elenco traz Ivan Zanon e Felix Saab.

O tom metalinguístico domina Merda!. Ivan e Felix interpretam dois atores que estão prestes a encenar um espetáculo quando um deles desiste. O conflito entre as duas gerações acontece ali, na frente do público, e vira uma verdadeira lavagem de roupa suja. Para resolver a questão, eles decidem ensaiar um trecho da peça.

O público vê as duas peças — a fictícia e a real — em paralelo. “Brinco que são duas peças diferentes. Uma é Merda!, escrita por mim, e tem pitadas de drama, comédia e bastante ironia; a outra é essa dentro da peça, que é uma comédia escrachada, bem anos 1980, e anônima”, define Fensterseifer.

As temáticas trazidas em Merda! são bem próximas ao universo de quem lida com a arte, especialmente com o teatro, mas não são exclusivas desse mundo. “Mostramos ao público como o ator é uma profissão subjugada pela sociedade. Mas as questões presentes, como escolher entre  fazer o que gosta ou que dá dinheiro, acabam interessando a todos”, explica o autor, que tem em Merda! o segundo espetáculo de uma trilogia iniciada em 2015, com Uma & outra. O monólogo inédito Uma peça de teatro encerra a série.

“A trilogia fala de assuntos muito comuns no teatro, como amor, ambição, paixão, vaidade. Quis escrever sobre isso, mas com a minha ótica”, afirma Fensterseifer, que contabiliza mais de 150 espetáculos na carreira, como ator, diretor, autor e iluminador.

Serviço
Merda!
Casa dos 4 (708 Norte bl. F lj. 42; 3264-7900). Até 22 de abril, de sexta a domingo, às 20h. Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES