Obras de artistas locais, nacionais e internacionais estão expostas na CAL
As galerias da Casa da América Latina recebem cinco exposições simultaneamente com obras de artistas nacionais e internacionais
Cinco exposições ocupam as galerias da Casa da América Latina (CAL) até 22 de maio. As mostras foram selecionadas a partir de uma convocatória realizada em 2016 e reúne artistas de Brasília, do Brasil e do exterior. Com curadoria de Marcella Imparato, Osmosis — Fase 4 reúne os costa-riquenhos Carolina Parra, Rafael Chamorro e Xavier Villafranca Fernandez, criadores de obra que reflete sobre questões sociais e ambientais.
A galeria de Bolso, uma vitrine exposta ao público que passa em frente à galeria, ficou reservada para trabalho de Camila Soato. Virilha suada tem curadoria de Ana Avelar e é fruto de preocupações que vão de questões de gênero a desigualdades sociais. A artista de Brasília é um dos destaques da 11ª Bienal do Mercosul, em cartaz em Porto Alegre, e também vai participar de uma residência na CAL.
Até o próximo mês e graças a uma parceria com a Alfinete Galeria, o público poderá acompanhar o trabalho de Camila no ateliê montado no espaço. “É uma artista que está com muita visibilidade e tem uma obra muito potente. Os temas de gênero estão muito em questão no trabalho dela, mas também há questões sociais. Ela fala muito sobre o trânsito das pessoas entre as satélites e o entorno, as diferenças sociais entre as cidades”, conta Ana.
Em Natureza humana: infértil visível, Isabela Couto propõe ao público pensar um pouco sobre as relações entre a civilização e a natureza. O trabalho é uma intervenção na galeria: a artista quebrou uma parede e usou restos de construção para fazer a obra. “A mostra dela é feita de ruínas da construção do nosso próprio prédio, que ela obviamente falseia, mas que parecem reais, e da presença de plantas cuidadas dentro de vasos fechados. Ao mesmo tempo, em contraposição. Deve ser a mostra mais poética que a gente vai apresentar”, explica Ana.
A CAL recebe ainda Gaúcho: cartografias entre (s) fronteiras, de Tereza Lenzi e Jesús Pérez Garcia, e Ocupatória, que reúne obras de 13 artistas em projeto idealizado por Igor Krieger, Laura Gonzalez, Vitor Tales Ferreira e Caio Schwantes.
Serviço
Exposições na Casa da Cultura da América Latina (CAL)
Visitação até 22 de maio, de segunda a sábado, das 12h às 20h, na Casa da Cultura da América Latina da UnB (SCS Qd 4, Edf. Anápolis)