Brasília-DF,
21/JUL/2018

Confira opções de lazer em Brasília para o fim de semana

Teatro, feiras, gastronomia e campeonatos estão entre os eventos para o fim de semana na capital

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Robson Rodrigues* Publicação:13/04/2018 06:15Atualização:12/04/2018 16:18
O espetáculo Maré cheia estreia amanhã na Furnarte (Lucas Casado/Divulgação)
O espetáculo Maré cheia estreia amanhã na Furnarte
 
O rock n’ roll é pano de fundo da relação entre uma mulher e o mar no musical brasiliense Maré cheia, em cartaz amanhã e domingo na Funarte. Oito atores em cena, banda, teatro, dança, música e poesia fazem parte do espetáculo que passa pelos temas medo do desconhecido, preconceito e intolerância.

A história se passa numa região litorânea não especificada de população sem sotaque. Lá, a jovem Maria (Simone Mariano) cria uma forte relação com o mar depois de o companheiro, o pescador Tião (Áquila Silver), desaparecer numa tempestade.

Outros personagens do espetáculo incluem uma religiosa fervorosa e uma pessoa de gênero fluido. “Evitamos que soassem caricatos, retratando-os de maneira realista e abordando diferentes aspectos da vida deles”, explica a diretora-geral da peça e atriz Gabriela Abreu.
Inspirada por grandes musicais brasileiros, sobretudo os de Chico Buarque, a diretora conta que “uma das inquietações foi a vontade de contar uma trama sobre o ponto de vista feminino e que colocasse a mulher como protagonista da própria história, sem depender de relacionamentos amorosos com homens”.

A parte musical tem inspirações diversas unidas pelo rock n’roll, com traços da bossa-nova, do mangue beat e do blues. A trilha sonora composta pelo diretor musical do espetáculo, Rodrigo Karashima, conta com 14 músicas, que serão interpretadas ao vivo pela banda da peça.
 

Serviço

Maré cheia
Sala Plínio Marcos do Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental; 2099-3080). Amanhã, às 20h, e domingo, às 19h. Ingressos: R$ 10 (meia-entrada — válida para quem doar 1kg de alimento). Não recomendado para menores de 12 anos.

Feiras

 

Maioridade
Dedicado exclusivamente à produção autoral, o projeto Liga-pontos reúne coletivos ligados à arte, moda, gastronomia, publicações e design no mesmo espaço para que mostrem o que produziram e novas ideias. A 18a edição do evento contará com DJs e food trucks. Domingo, das 15h às 21h na 410 Norte. A contribuição será colaborativa. Evento recomendo a maiores de 16 anos. Informações:  98150-1211.

Feira livre
A Tapiocaria Raízes do Sertão (309 Norte, Bl.E ljs 8/9; 3037-9433) abre a Feira livre amanhã, a partir das 11h. O evento reúne bazar, gastronomia, moda, lazer, música, chorinho, espaço kids. A entrada é franca. Livre para todos os públicos.

Tudo fresquinho
Amanhã é dia de conferir o Mercadindo do Brasília, evento realizado na área externa do Brasília Shopping, das 9h às 15h. Especializada em produtos naturais e veganos, esta edição da feirinha terá bancas com quitutes saudáveis e hortifrútis cultivados em sítios e comunidades locais. Para animar, haverá show do duo Pablo Fagundes e Marcus Moraes, a partir das 11h.

Gastronomia


Semana alemã
O Goethe-Zentrum Brasília (707/907 Sul, conj. F, 1º andar) promove amanhã o Sabadão alemão, das 12h às 16h, como parte da semana da língua alemã. O público poderá saborear gastronomia germânica e conversar com nativos suíços, austríacos e alemães; além de conhecer jogos de cartas e de tabuleiros populares no país. Haverá venda de livros no local. Entrada franca. Livre para todos os públicos.

Coxinhas
Mais de 50 sabores de coxinhas de todos os tipos e tamanhos estarão reunidas no Coxinhas’s day, amanhã e domingo, evento para toda a família se lambuzar. Rock brasileiro, feira de artesanato, cursos e espaço para crianças também fazem parte do cardápio. O evento tem entrada gratuita e começa às 13h, na Torre de TV de Brasília (Torre de TV de Brasília; Rua Brasil, 649). Livre para todos os públicos

Campeonato


Poesia falada
O campeonato de poesia falada Slam ocorre amanhã, das 16h às 21h, no O’beco resist (QI 16 lts. 12/14; Taguatinga Norte). As inscrições para participar poderão ser feitas gratuitamente durante o evento. Cada poeta deverá estar com ao menos três poesias preparadas. As apresentações serão limitadas em três minutos. Gratuito. Não recomendado para menores de 16 anos.

Repente e debate
A dupla de repentistas Geraldo Amancio e Ismael Pereira são atrações do projeto Verso e rima — da escrita ao improviso, que reúne cantoria debate, que ocorre amanhã, das 20h às 23h, no Mercado Sul Vive (QSB 12/13; Taguatinga Sul). O debate abordará cultura popular e perspectivas para o repente e a literatura de cordel. Evento gratuito. Livre para todos os públicos.
 
 
* Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES