Festival de blues agita a cidade com artistas nacionais e internacionais
Tocarão no Festival República Blues nomes como, Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda e Armandinho Macedo
Num fim de semana recheado de atrações na área da música, um dos destaques é o Festival República Blues, nesta sexta e sábado, na área externa do Complexo Cultural da Funarte, como parte da programação comemorativa do aniversário de Brasília. O evento chega à sétima edição e conta com a participação de músicos e grupos nacionais e internacionais.
Quem abre a maratona blueseira, na sexta, às 19h, é o Tex Quarteto Instrumental. Na sequência, se apresentam o grupo Passo Largo, o duo formado por Hamilton de Holanda e Armandinho Macedo, o guitarrista congolês Yannick Delass, o gaitista carioca Jefferson Gonçalves e a banda local Cachorro Cego.
“O show que vou fazer com Armandinho passeia por um repertório variado, que inclui arranjos nossos para músicas dos Beatles e Jacob do Bandolim e composições autorais. Vamos tocar, por exemplo, Chamada geral, tema que compomos em parceria”, anuncia Hamilton.
No sábado, a partir das 18h, sobem ao palco principal o grupo Protofonia (DF), o multi-instrumentista Hermeto Pascoal, o guitarrista candango Dillo, a cantora carioca Taryn Spilman, a banda Blues Etílicos, a Brazilian Blues Band e o cantor norte-americano Omar Coleman, referência mundial como vocalista e gaitista de blues.
“Praticamente comecei a minha carreira tocando em Brasília. Vi a cidade nascer. Toquei em vários lugares aí e botei o nome de céu na Terra — todo lugar que eu acho lindo, que eu gosto, que tenha essa coisa como tem Brasília, eu chamo de céu na Terra”, afirmou Hermeto.
Serviço
Festival República Blues
Área externa do Complexo Cultural da Funarte (próximo à Torre de TV). Sexta, a partir das 19h, e sábado, às 20h, Entrada franca. Classificação indicativa livre.