Brasília-DF,
25/MAI/2018

Exposição 'Fragmentos de utopias' está em visitação até 10 de julho

A riqueza da cultura de locais como Sevilha, Granada e Córdoba são abordadas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:20/04/2018 06:02Atualização:20/04/2018 09:48
O real e o imaginário povoam os cliques exposto em Fragmentos de utopias. (Reprodução/Divulgação)
O real e o imaginário povoam os cliques exposto em Fragmentos de utopias.

Foi durante uma viagem pela região espanhola da Andaluzia que a socióloga e bailarina Patrícia Elmoor e o fotógrafo Nick Elmoor tiveram a ideia de promover um diálogo entre patrimônios culturais que nasceram de utopias. 
 
Fragmentos de utopias, em cartaz no Museu dos Correios, reúne 52 fotografias de cidades como Sevilha, Granada e Córdoba, expoentes importantes da civilização al-Andalus, conhecida pela riqueza e pelo intercâmbio cultural promovido na região, de Évora (Portugal) e de Brasília.
 
O diálogo entre Nick e a sobrinha, Patrícia, foi o ponto de partida para o trabalho. “A grande motivação foi uma intensa troca de informações em uma relação muito interessante da sobrinha com a paixão acadêmica e eu, com um pouco do caos de fotógrafo. Com aquela dualidade entre o registro do real e do imaginário”, explica o fotógrafo.
 
“Cheguei a tentar imaginar que, se pudesse viajar no tempo com uma câmera, talvez as fotografias fossem muito parecidas. Apesar de quase mil anos de diferença e de talvez estar vivenciando um momento completamente diferente, a forma de ver e sentir a monumentalidade seria parecida. Acho que daí veio essa coisa de trabalhar com fragmentos e não imagens abertas demais.”
 
Para Nick, as imagens são uma sucessão de pequenos “espantos” visuais pessoais. Ele fala em coleção de imagens de um ponto de vista infantil, como se coletasse conchinhas na praia. 
 
“Tenho essa forma de encarar o meu processo fotográfico, vou juntando sentimentos internos nas minhas fotos e, às vezes, acho que, juntos, eles podem contar uma história. Não estou muito preocupado com um registro fiel e documental, mas como poemas ou crônicas”, avisa.

Serviço
Fragmentos de utopias
Museu Nacional dos Correios (SCS Qd 4 Bloco A Edifício Apollo). Visitação até 10 de junho, de terça a sexta, das 10h às 19h, e sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES