Exposição do catarinense Kiko Stotz propõe pensar a sustentabilidade
Mostra 'Visões do imaginário III' está em cartaz no Espaço Cultural STJ
O catarinense Kiko Stotz fica assustado quando pensa na sustentabilidade da sociedade contemporânea. "Precisaríamos de quatro planetas Terra para ser sustentáveis hoje", garante.
Engenheiro civil de formação e pintor autodidata desde os 7 anos, Stotz pensa muito no meio ambiente quando cria suas pinturas a óleo. É essa a temática que aparece em boa parte dos trabalhos mostrados em Visões do imaginário III, em cartaz no Espaço Cultural STJ.
Observações do cotidiano e do uso que o homem faz dos recursos naturais alimentam a produção do artista, assim como reflexões sobre moral e ética.
Em composições que revelam o domínio do desenho e um fascínio nada disfarçado pelas artimanhas do surrealismo, Stotz toma emprestado o estilo de Dalí e Magritte para falar do mundo de hoje. "Tento passar uma mensagem usando a linguagem surrealista", explica.
Paisagens ora devastadas, ora encantadoras, evocações da necessidade de equilíbrio e até propostas de soluções para o consumo consciente dos recursos hídricos fazem parte do repertório do artista.
Serviço
Visões do imaginário III
Espaço Cultural STJ (SAFS Quadra 6 Lote 1, Edifício Plenários, 2º andar). Visitação até 18 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 19h.