Brasília-DF,
17/MAR/2024

Denise Fraga é pivô de conflito ético na peça 'A visita da velha senhora'

Tragicomédia traz uma discussão superatual aos palcos do teatro da Unip

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:20/07/2018 05:59Atualização:19/07/2018 18:41
'A visita da velha senhora' trata de valores da humanidade: o que é válido fazermos por dinheiro? (Cacá Bernardes/Divulgação)
'A visita da velha senhora' trata de valores da humanidade: o que é válido fazermos por dinheiro?

Pode-se dizer que  A visita da velha senhora encerra uma trilogia na carreira da atriz Denise Fraga. Depois de encenar A alma boa de Setsuan e Galileu, ambos de Bertolt Brecht, Denise é a protagonista de A visita da velha senhora, texto do suíço Friedrich Dürrenmatt com direção de Luiz Villaça.
 
A ação se passa na cidadela de Güllen. À beira da falência, o povoado deposita toda a esperança que resta na volta da bilionária Claire Zachanassian (Denise Fraga). 
 
Logo no jantar de boas-vindas, Claire diz que pode salvar a cidade da falência, mas deixa clara a condição: alguém deve matar Alfred Krank (Tuca Andrada), amor da juventude de Claire que a deixou grávida para se casar com outra mulher. 
 
O dilema está no ar: o que se justifica fazer por dinheiro? A ética e a moral são os temas das outras peças e une o que seria essa trilogia. A discussão trazida pela peça, escrita na década de 1950, é mais do que atual. Denise a classifica como “propícia ao momento que vivemos”. 

Isso porque, segundo a atriz, “as pessoas estão tentando justificar o injustificável. E nem tudo se justifica por dinheiro”.
 

Reflexão


Essa atualidade de A visita da velha senhora encantou Denise, há quatro anos, quando ela teve a ideia de levar o texto aos palcos. 

“O público vai ao teatro, vai rir, se divertir. Mas, ao mesmo tempo, vai levar para casa uma trouxinha de reflexão. Essa trouxinha vai fazer ele pensar e, quiçá, transformar”, afirma a atriz, em entrevista ao Correio.
 
O espetáculo, um misto de tragédia e comédia, passou por São Paulo e outras cidades, sempre com casa cheia. 
 
Denise conta que o elenco, composto por ela e mais 12 atores, recebe o público na porta. A resposta, ao fim da peça, é impactante. “É muito alegria que me dá ver as pessoas saírem da peça falando da mesma inquietação que me deu quando a li pela primeira vez”, comemora.
 
A visita da velha senhora tem ares de superprodução, conta com figurinos assinados por Ronaldo Fraga e direção musical do maestro Dimi Kireeff, com direito a músicas ao vivo cantadas pelo elenco. 
 
“A peça tem esse ar de grande espetáculo. Tem música ao vivo, a gente canta. Tem um quê de grande produção”, conta uma empolgada Denise Fraga.

Serviço


A visita da velha senhora 
De Friedrich Dürrenmatt. Direção de Luiz Vilaça. Com Denise Fraga, Tuca Andrada, Fábio Herford, Romis Ferreira outros. Teatro Unip (913 Sul conj.B). Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 18h. Ingressos a R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia). Assinantes do Correio pagam meia. Não recomendado para menores de 14 anos.
 
Tags: peça teatro

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES