Brasília-DF,
17/MAR/2024

Exposição de artista brasiliense Virgílio Neto entra em cartaz

As séries nasceram de um processo que tem início com caminhadas e fotografias de coisas encontradas pelo chão

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Correio Braziliense Publicação:17/08/2018 06:07Atualização:16/08/2018 18:35

Virgílio Neto fotografou o que encontra pelo chão (Virgílio Neto/Divulgação)
Virgílio Neto fotografou o que encontra pelo chão

 

Texturas, cores e referências orgânicas e cotidianas povoam as séries inéditas de desenhos que o brasiliense Virgílio Neto apresenta em Claro enigma, em cartaz a partir deste sábado (18/8) na Referência Galeria de Arte. São, segundo o artista, trabalhos bem diferentes das produções mais recentes.

 

A relação com a escrita e com o excesso sempre esteve presente na obra de Virgílio, mas em Miúdos e Imbróglios, as massas estão mais centralizadas e pendem para a figuração, embora seja um exagero descrevê-las como figurativas. "Esses desenhos são mais pontuais, têm questões de textura, padrões", explica o artista.

 

As séries nasceram de um processo que tem início com caminhadas e fotografias de coisas encontradas pelo chão. Como mora próximo a uma feira, em São Paulo, Virgílio costuma esbarrar em restos de alimentos e objetos deixados pelo chão. Alguns, ele fotografa. Não chega a reproduzir essas imagens, mas deixa que elas se fundam em associações que acabam por gerar os desenhos. (N.M)


Serviço

 

Claro Enigma

Exposição de Virgílio Neto. Abertura sábado (18/8), às 17h, na Referência Galeria de Arte (CLN 202 Bloco B Loja 11 – Subsolo). Visitação até 29 de setembro, de segunda a sexta, das 12h às 19h. No dia 22 de setembro, às 10h, o artista participa de conversa com o público.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES