Brasília-DF,
24/ABR/2024

Pioneirismo clássico: Os 80 anos da pianista Maria Emília Osório

Comemorando 80 anos de vida, a musicista apresenta concerto recheado de músicas clássicas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariah Aquino* Publicação:24/08/2018 06:07Atualização:23/08/2018 18:19

Os 80 anos de Maria Emília Osório serão muito bem comemorados com concerto aberto ao público na Casa Thomas Jefferson Hall (DGBB/Divulgação)
Os 80 anos de Maria Emília Osório serão muito bem comemorados com concerto aberto ao público na Casa Thomas Jefferson Hall

 

O projeto Sextas Musicais, da Thomas Jefferson, recebe a pianista Maria Emília Osório nesta sexta-feira (24/8), às 20h, no Thomas Jefferson Hall. A musicista celebra 80 anos de vida repletos de muita música com repertório composto por Bach, Debussy, Chopin, Beethoven e Brahms.

 

Maria Emília foi a primeira formanda de 1957 do Conservatório Estadual Renato Frateschi, em Uberaba (Minas Gerais). Pioneira na capital, atuou como professora de piano desde 1964 em diversas instituições, como no Memorial JK. Desenvolveu diversos concursos de piano ao longo dos anos.

 

"O século 19 foi berço das coisas mais bonitas que se pôde fazer na música", analisa Maria Emília, ao falar sobre a música clássica que a encanta há tantos anos.

 

Ela criou e coordenou o Projeto Retreta para a Fundação Cultural do DF e também o projeto Jovens Intérpretes de Brasília, em parceria com a Funarte. Também foi diretora artística e solista na Banda Sinfônica de Brasília.

 

O concerto aberto ao público será na Casa Thomas Jefferson Hall e foi preparado de modo muito especial pela pianista. "Eu preparei tudo com muita alegria, 80 anos são motivo de muita alegria pra mim.", ela recorda. "São 80 anos com muita saúde, dando aulas a ótimos alunos, a música me dá muita alegria".

 

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader

 

Serviço

Sextas musicais — Maria Emília Osório

Casa Thomas Jefferson Hall (706/906 Sul, cj. B; 3442-5501). Sexta (24/8), às 20h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES