Representações da memória são a temática da mostra artística 'Pélago'
Exposição 'Pélago' reúne cinco artistas para falar da relação de lembranças com objetos e espaços
A memória foi o tema proposto pela curadora Malu Serafim para os cinco artistas que integram a mostra Pélago, em cartaz a partir de amanhã, no espaço A pilastra. Isadora Almeida, Stênio Freitas, Cecília Lima, Helena Dalbone e Rômulo Barros se debruçaram sobre os significados e relações da memória, dos objetos e dos espaços que os abrigam para idealizar as obras expostas.
"Cada um foi para um lado do que seria uma interpretação da memória e do afeto", explica a curadora, que partiu de um estudo do filósofo francês George Didi-Huberman para trabalhar o tema. No texto, o filósofo faz um paralelo entre uma cena da Odisséia, na qual Ulisses contempla o mar e lembra da mãe, e as remissões possíveis nos objetos utilizados em obras de arte.
A memória do espectador também é contaminada pela ressignificação dos objetos proposta pelos artistas. Na galeria, estão obras em tricô, como as confeccionadas por Rômulo e Helena, intervenções com grafite sobre as quais o próprio autor pinta outras imagens, caso de Stenio, e uma instalação assinada por Cecília, que traz vasos remendados para falar de como o homem lida com as rupturas e as perdas da vida.
Serviço
Pélago
Abertura neste sábado (22/9), às 16h, no espaço A Pilastra (QE 40, conjunto D, lote 38, apto 101). Visitação até 20 de outubro, de terça a sábado, das 14h às 21h.