Brasília-DF,
19/DEZ/2018

Espetáculo sobre a situação política da América Latina entra em cartaz na Caixa Cultural

Primeira parte de uma trilogia, 'Nuestra Senhora de las Nuvens' conta com apresentações até domingo

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:05/10/2018 06:06

'Nuestra Senhora de las Nuvens' é o primeiro espetáculo de uma trilogia sobre a América Latina (Rafael Telles/Divulgação)
'Nuestra Senhora de las Nuvens' é o primeiro espetáculo de uma trilogia sobre a América Latina

 

O acaso fez com que a companhia potiguar Clowns de Shakespeare chegasse a Brasília com o espetáculo Nuestra Senhora de las Nuvens justamente no fim de semana das eleições. A peça, a primeira de uma trilogia sobre a política da América Latina, estará em cartaz de sexta a domingo, no Teatro da Caixa. A segunda parte da trilogia, Abrazos, ocupa o mesmo palco daqui a uma semana.

 

O diretor do espetáculo, Fernando Yamamoto conta que assistiu a uma montagem do texto do dramaturgo argentino Arístides Vargas na Argentina há cerca de 10 anos. "Quando reli o texto, em 2014, me bateu uma coisa muito forte, porque estavam se completando os 50 anos do Golpe de 64 e o grupo estava estudando a política no continente. Não tive dúvidas: traduzi o texto numa madrugada e mandei para o pessoal da companhia", lembra Fernando.

 

O discurso político presente em Nuestra Senhora de las Nuvens é mais do que atual, o que permite  discussões dentro e fora dos palcos. "O espetáculo está sempre sendo atualizado, com fatos como o que eu chamo de golpe em 2016 e agora, com essa intransigência que domina as eleições deste ano — tudo isso está lá", garante o diretor.

 

Nuestra Senhora de las Nuvens conta a história de dois exilados que vivem num local batizado com o nome da peça. Eles têm quatro encontros nos quais discutem as memórias do exílio, passando, assim, por temas como democracia e violência, por dores e amores. Entre um encontro e outro, há passagens que podem ser das lembranças da dupla ou construções da mente deles. "Nuestra Senhora de las Nuvens não é exatamente um lugar físico, é mais um estado de espírito que abrange das agruras às belezas que unem a América Latina", defende Fernando.

 

"Estou ansioso pela experiência de estar esta semana em Brasília com a peça. Ainda mais num teatro fisicamente tão perto do poder. Espero que a peça possa suscitar discussões que vão além dessa incapacidade de diálogo que estamos vivenciando atualmente", afirma o diretor.

 

Serviço

Nuestra Senhora de las Nuvens

 

Teatro da Caixa (SBS Quadra 4 lotes 3/4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa; 3206-6456/ 3206-9448). Sexta (5/10) e sábado (6/10), às 20h; domingo (7/10), às 19h. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Não recomendado para menores de 16 anos.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES