Brasília-DF,
17/MAR/2024

Exposição 'Pintura a vela' é um dos destaques para os fãs das artes plasticas

Obras de Pedro Alvim expostas no Altiplano Leste têm forte carga narrativa, sejam de estilo ficcional, sejam documentais

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:19/10/2018 06:07Atualização:18/10/2018 17:53
Traços expressionistas são algumas das inspirações de Pedro Alvim em Pintura a vela (Pedro Alvim em Pintura a vela)
Traços expressionistas são algumas das inspirações de Pedro Alvim em Pintura a vela

A produção do artista plástico Pedro Alvim entre 2003 e 2018 dá o tom de Pintura a vela, exposição em cartaz na Galeria Matéria Plástica — Arte Atemporânea até 30 de novembro. A seleção das 30 obras, feita pelo próprio Alvim, segue por dois caminhos: a ficção e o documental.

“Peguei o que tem que melhor da minha produção deste período. A parte ficcional é a mais importante. São telas que trazem uma narrativa, histórias que busco no universo do cinema e nas HQs. Gosto muito de imaginar uma cena, de imaginar como as pessoas veriam tal cena”, explica Alvim. Desta forma, o público poderá ver obras inspiradas em filmes ou histórias específicas, como um quadro que lembra A liberdade guiando um povo, do pintor Eugène Delacroix, ou uma paisagem indiana, numa floresta onde elefantes tomam banho.

Além das narrativas, as molduras chamam a atenção nas telas deste módulo. Pedro Alvim confecciona as molduras pensando nelas não como um mero invólucro da tela, mas como parte da obra de arte. “Elas dão um conjunto importante à exposição, como se fossem a introdução da história. É interessante que, quando vistas de longe, parecem feitas de madeira, uma coisa barroca. Mas são fios, material de sucata mesmo”, afirma o artista plástico.

No módulo documental de Pintura a vela estão naturezas mortas, figuras que remetem à rotina da cidade. “São paisagens de Brasília, ou cenas cotidianas. Tem alguns objetos que eu coloco na minha frente e pinto também”, descreve Pedro Alvim.

Serviço
Pintura a vela
Exposição de Pedro Alvim. Galeria Matéria Plástica — Arte Atemporânea (Cond. Privê Morada Sul R. 23 cs. R49, Altiplano Leste; 3367-1591). Visitação até 30 de novembro, de quarta a domingo, mediante agendamento pelos telefones 3367-1591 ou 98127-5728. Entrada franca. Classificação livre.


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES