Brasília-DF,
19/NOV/2018

Exposição 'Traço expandido' exibe obras com intenção de provocar e confundir

Evandro Soares expõe 25 imagens marcadas por sua relação com a arquitetura

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:09/11/2018 06:00Atualização:09/11/2018 08:58
Foto da obra do artista, em cartaz na exposição 'Traço expandido' (Evandro Soares)
Foto da obra do artista, em cartaz na exposição 'Traço expandido'


Foi na serralheria na qual projetava escadas, grades e portões que Evandro Soares começou a desenhar com outra perspectiva. A partir do formato de objetos utilitários, o baiano radicado em Goiânia passou a imaginar as esculturas, os desenhos e as fotografias reunidos em Traço expandido, em cartaz na Referência Galeria de Arte.

Entre as 25 obras expostas em Brasília, o traço comum é a intenção do artista de provocar e confundir o olhar do espectador. Há poucas fronteiras entre a superfície em duas dimensões e a tridimensionalidade na maneira como Soares se propõe a mostrar as obras e isso é fundamental para explicar como ele se sente à vontade com a linguagem com a qual trabalha. "Comecei a partir de projetos de arquitetura e engenharia", conta o artista, que recebia os pedidos na serralheria e se debruçava sobre os desenhos para agradar os clientes. "E comecei a pensar em algo que pudesse criar. Daí, vieram esses desenhos."

A relação com a arquitetura é muito forte na produção de Evandro. "Minhas esculturas têm uma relação com prédios e linhas, mas vou recriando e o resultado vai além do que captei", avisa. Algumas das obras são esculturas para serem penduradas nas paredes, outras vêm de desenhos e até de fotografias. "E elas têm uma ilusão de ótica. É bem simples, mas é rico pela colocação das obras. Você se confunde se é desenho ou escultura", avisa.

Serviço

Traço expandido

Exposição de Evandro Soares. Curadoria: Mario Gioia. Visitação até 30 de novembro, de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 10h às 15h, na Referência Galeria de Arte (CLN 202 Bloco B Loja 11 – Subsolo)

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES