'Concerto Negro' apresenta Martinho da Vila na semana da Consciência Negra
Projeto de Martinho da Vila e do Maestro Leonardo Bruno chega em Brasília com apresentações voltadas à cultura afro-brasileira
Vinícius Veloso*
Publicação:23/11/2018 06:01Atualização: 22/11/2018 18:06

Martinho da Vila: %u201CQuando apresentado na Semana da Consciência Negra, o concerto fica ainda mais emocionante%u201D
A semana da Consciência Negra no Distrito Federal ganhou mais uma atração que valoriza a cultura afro-brasileira e a música do país. O Concerto Negro, projeto idealizado há 30 anos por Martinho da Vila e pelo maestro Leonardo Bruno, chega a Brasília.
Com a união da música popular com a erudita e envolvendo os traços da cultura afro, Martinho da Vila interpreta canções marcantes, como Zumbi dos Palmares, Zumbi e Abertura em ré, do Padre José Maurício Nunes Garcia, o primeiro compositor negro brasileiro da música erudita.
"O Concerto Negro é atemporal. Ocorre em qualquer período do ano. Mas quando ele é apresentado na semana da Consciência Negra, fica mais emocionante", conta Martinho.
O cantor recebe a companhia da Orquestra Zumbi dos Palmares, regida pelo maestro Leonardo Bruno, e do Coral da Família Alcântara, que ditam o tom orquestral da apresentação. A direção musical fica por conta do maestro Fabiano Medeiros.
"O concerto traz a força da música negra. Esse estilo que permeia toda a construção da cultura brasileira e tem muita alma. Isso nos transporta para o que há de mais genuíno em nossa música", conta o diretor musical.
*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader
Serviço
Martinho da Vila
Teatro da Caixa Cultural de Brasília (SBS Qd. 4 Lt. 3/4). Sábado (24/11), às 20h e domingo, às 19h. Classificação indicativa livre. Entrada franca com retirada de ingressos antecipados.