Brasília-DF,
25/ABR/2024

Referência Galeria de Arte comemora 23 anos recebendo duas exposições

As mostras 'Ultramar' e 'Intempéries permanentes' estreiam neste sábado (8/12)

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:07/12/2018 06:00Atualização:06/12/2018 10:53
As obras de Matias Mesquita compõem Intempéries permanentes (Matias Mesquita/Divulgação)
As obras de Matias Mesquita compõem Intempéries permanentes
 
A pintura do grupo Em branco e as instalações criadas por Matias Mesquita com materiais usados no espaço urbano estão, respectivamente, nas mostras Ultramar e Intempéries permanentes, em cartaz, a partir de amanhã, na Referência Galeria de Arte.

As mostras celebram os 23 anos da galeria com uma produção que nasceu da pesquisa de cores e materiais. Em branco é um grupo formado por Adriana Rocha, Ana Michaelis, Celso Orsini, Cris Ioschpe, Patricia Furlong e Reynaldo Candia, todos de São Paulo e todos pintores. Os artistas não chegam a ser um coletivo, mas costumam se reunir eventualmente para apresentar trabalhos realizados em conjunto.

Em Brasília, no entanto, o Em branco optou por mostrar os trabalhos individuais mais recentes de cada artista. “A cena de pintura contemporânea brasileira é extremamente rica, diversa. Hoje, nem sei se poderíamos falar pensando em algo específico, porque tem um leque enorme de pesquisa e, no grupo, a gente pode ver isso. Dá um panorama legal da pintura contemporânea”, explica Adriana Rocha.

Em Intempéries permanentes, Matias Mesquita fala de fragilidades e de ilusões ao utilizar materiais sólidos como concreto, argamassa e placas de alumínio sobre as quais pinta nuvens e céus. Para o artista, as nuvens e os materiais tidos como muito sólidos e pouco frágeis provocam a mesma sensação ilusória.

“A nuvem, em questão de segundos, vira outra coisa: é uma ilusão de capturar o que não é capturável”, diz. “Assim como materiais que estão no nosso cotidiano e que queremos que sejam iguais para sempre, mas que não são, que quebram, racham. O ser humano tenta fazer isso: segurar a vida, mas não dá, a vida se expande, trabalha.” 

Serviço

 
Intempéries permanentes

De Matias Mesquita. Curadoria: Cinara Barbosa.  Referência Galeria de Arte (202 Norte Bl.B Lj. 11 Subsolo; 3963-3501). Abertura neste sábado (8/12), das 17h às 21h. Visitação até 23 de fevereiro, de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 10h às 15h.

Ultramar

Grupo Em Branco: Adriana Rocha, Ana Michaelis, Celso Orsini, Cris Ioschpe, Patricia Furlong e Reynaldo Candia. Referência Galeria de Arte. Abertura neste sábado (8/12), das 17h às 21h. Visitação até 26 de janeiro, de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 10h às 15h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES