Brasília-DF,
23/ABR/2024

Um varal de obras de arte: evento discutirá a xilogravura

O 'Varal de gravura' será neste sábado (8), Museu Vivo da Memória Candanga

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ronayre Nunes* Publicação:07/12/2018 06:00Atualização:06/12/2018 15:11
Ação vai mostrar e discutir a arte da xilogravura (Expedito/Museu Nacional/Divulgação)
Ação vai mostrar e discutir a arte da xilogravura


A milenar xilogravura, de origem chinesa datada ainda do século 6, coloca em prática um processo de ilustração e gravura rústico e artesanal. Com o passar dos anos, a tradição da prática de xilogravura em Brasília busca renovar a popularidade e atenção do público, e para isso eventos do gênero tentam atrair novos apreciadores e uma maior organização por parte dos artistas.

Uma dessas ações ocorrerá neste sábado (8), no Museu Vivo da Memória Candanga, a partir das 9h. O Varal de gravura pretende apresentar trabalhos do gênero, debater a arte e unir os artistas, como explica Fabiano Santos, um dos colaboradores do grupo Gravura em Foco, que organiza o evento: “Nosso objetivo é reunir gravadores e xilogravuristas de Brasília pra trocar experiências e celebrar o aniversário do grupo Gravura em Foco, que já está no museu há 8 anos”.

Ainda segundo Santos, o momento é de tentar organizar mais ações em volta da arte, que precisa voltar a popularidade de anos passados: “Esse tipo de arte está entrando em extinção no Brasil, tem muitos poucos artistas que trabalham com isso aqui na cidade em relação aos outros anos, e eles trabalham isoladamente, muitos que não se conhecem, é uma arte que tem de ser divulgada e tem de ser resgatada”.

“O público pode ir conhecer o trabalho, entender como funciona a arte e ter a oportunidade de falar com vários artistas e conhecer como funciona todo o processo e inclusive como fazer isso em casa. Vamos trazer vários xilogravuristas com renome de Brasília e Entorno, então é uma oportunidade única para as pessoas conhecerem o meio”, defende Santos.

Serviço

Varal de gravura
Museu Vivo da Memória Candanga (SPMS, st. JK)
Neste sábado (8), a partir das 9h
Entrada franca
Classificação indicativa livre 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES