Brasília-DF,
20/NOV/2019

Linhas sobre identidade: Poeta Keyane Dias lança dois trabalhos inéditos

'Travessia' e 'Atraverso' são os primeiros trabalhos da taguatinguense

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ronayre Nunes* Publicação:21/12/2018 06:00
Keyane apresenta retrato nacional nos versos de Travessias (DAVIMELLO/CB/D.A Press)
Keyane apresenta retrato nacional nos versos de Travessias


As linhas poéticas de Travessias e Atraverso passam por uma inspiração que vai bem mais longe do que uma leitura rápida pode pressupor. Abordando a identidade das culturas tradicionais brasileiras, o primeiro olha para a ancestralidade que vai do âmago do cerrado ao passado do sertão. O segundo, com uma veia mais existencialista, volta-se para as sensações e emoções.

Quem explica é a própria autora, a taguatinguense Keyane Dias, 30 anos, que lança os livros nesta sexta-feira (21), na livraria Sebinho, a partir das 19h. “Eu já escrevo há uns 10 anos. Ainda na faculdade, eu tinha um blog e algumas coisas que eu escrevia saíam em forma de verso. Na época, eu nem lia muita poesia. Comecei a ler quando percebi que esse formato estava pautando esses trabalhos”, explica.

“A maioria veio da ligação com as culturas mais tradicionais, de viagens e de conviver com o interior profundo, de tentar entender essa espiritualidade. Eu vivenciei as culturas tradicionais desde 2014, sou da capoeira angola, o que me deixou muito perto das expressões da cultura popular”, garante Keyane.

A poeta viabilizou a publicação graças a um financiamento coletivo,  recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e doações voluntárias. “Pelo fato de eu ter viajado bastante procurando essas inspirações, muitas pessoas puderam contribuir e foi um momento de muito amor”, diz.

É importante destacar também o trabalho de Nara Oliveira nas ilustrações dos dois trabalhos. “Eu e ela já fazemos uma parceria em outros trabalhos e as ilustrações fizeram parte desta composição”, conta Keyane. 

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Serviço

Lançamento de Travessias e Atraverso
Livraria Sebinho (406 Norte). Nesta sexta-feira (21), às 19h. Entrada franca. Classificação indicativa livre

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES