Brasília-DF,
21/NOV/2019

Sombras contam o folclore nacional no espetáculo Iara

A Cia Lumiato apresenta o mito da sereia Iara em formato de teatro de sombras com o espetáculo 'Iara - O encanto das águas'

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
João Paulo Zanatto* Publicação:21/12/2018 06:05Atualização:21/12/2018 08:26
O folclore brasileiro é apresentado por meio do teatro de sombras  (Diego Bresani/Divulgacao)
O folclore brasileiro é apresentado por meio do teatro de sombras

 
O folclore brasileiro é o foco do teatro de sombras da Cia Lumiato com o espetáculo Iara – O encanto das águas, que será apresentado neste domingo, às 17h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul).

Um clássico da cultura brasileira, a lenda da sereia Iara foi adaptada a esse estilo de teatro. “Os mitos, as lendas, têm toda essa questão fantástica, dos símbolos, o que ajuda no teatro de sombras”, conta o ator e sombrista Thiago Bresani.

O espetáculo mostra a história de um índio que sonha com uma mulher sobrenatural. Querendo entender os mistérios desta mulher, ele procura o sábio Pajé e então começa uma jornada que o leva a um autoconhecimento e enfrentamento dos próprios medos. “Mostramos uma reflexão sobre a busca interior de cada um, nos mais profundos medos” sintetiza o ator.

O mito originou-se na lenda indígena de Ipupiara e, com a chegada europeia, transformou-se na sereia Iara. “O nosso objetivo é mesclar essas duas versões do mito e transmitir a importância das tradições orais dos povos originários do Brasil”, afirma Thiago.

Mesmo sendo uma história antiga, ela se mostra atual por abordar questões a respeito do lugar feminino na sociedade. “A mulher forte, por ser independente, às vezes é punida. E a Iara é justamente isso. Os irmãos têm inveja por ela ser uma guerreira e por isso decidem matá-la. No entanto, é ela que os mata”, diz o sombrista. “Mesmo na sociedade indígena há mulheres fortes e o espetáculo traz uma dualidade: as mulheres com os típicos arquétipos da mulher virgem e os de uma mulher bela e forte”, complementa Soledad Garcia, atriz e sombrista.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Serviço

Iara – O encanto das águas

Teatro Galpão – Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Domingo, às 17h. Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 4 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES