Palhaça Maria das Alembranças compartilha conhecimentos em Taguatinga
Maria das Alembranças levará muita contação de história e retrato da identidade nacional ao Mercado Sul
Ronayre Nunes*
Publicação:28/12/2018 06:04Atualização: 27/12/2018 19:12
Luciana Meireles é responsável por dar vida a Maria das Alembranças
Parte do projeto Comunidade cultural invenção brasileira — Mercado Sul, a palhaça Dona Maria das Alembranças se apresentará neste domingo, a partir das 17h, no Mercado Sul, em Taguatinga. O grande objetivo do projeto é uma revisitação cultural das atividades – e histórias – que marcam a identidade nacional por meio de contação de histórias. E o melhor: tudo de graça.
“A Dona Maria é uma figura inspirada nas brincadeiras populares, no teatro popular, e ela é uma contadora de história que canta cantiga e apresenta danças tradicionais, assim como mitos indígenas e afro-brasileiros para compartilhar com o público um conhecimento que faz parte da identidade nacional”, explica Luciana Meireles, responsável por dar vida à personagem.
Luciana conta que já estuda as tradições indígenas e afro-brasileiras há cerca de 10 anos, e grande parte desse aprendizado é traduzido ao público com a Dona Maria das Alembranças, criada há cerca de cinco anos. “Esse trabalho é muito importante porque traz mais diversidade ao imaginário infantil, hoje preso nessas referências televisivas e de internet. A Dona Maria apresenta a identidade brasileira”.
* Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader
Serviço
Maria das Alembranças no Invenção brasileira
Mercado Sul (QSB 12/13, Taguatinga). Neste domingo, a partir das 17h. Entrada franca. Classificação indicativa livre