Brasília-DF,
16/SET/2019

Música e cinema ao ar livre: evento propõe diversão acessível

O projeto Fora do Eixo quer descentralizar a promoção cultural do DF. Primeira parada será no Guará

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Diego Luiz Marques* Publicação:18/01/2019 06:00
Brazilian Blues Band é uma das atrações do projeto Fora do Eixo, no Guará (João Adolfo Machado/Divulgação)
Brazilian Blues Band é uma das atrações do projeto Fora do Eixo, no Guará

Promover shows de músicos e bandas brasilienses e exibir curta-metragens produzidos por artistas do DF. Tudo fora dos espaços que compõem o Plano Piloto. Esse é o objetivo do projeto Fora do Eixo, que chega ao Guará neste fim de semana. Na programação estão estilos musicais variados e filmes que falam sobre o DF. O evento será realizado ao ar livre e a entrada é franca.

“As propostas que chegam às regiões administrativas sempre são comerciais, com preços exorbitantes. Isso afasta o público carente. Nós queremos levar cultura de qualidade e promover os artistas locais fora do centro de Brasília”, descreve Zelito Passos, idealizador do Fora do Eixo.

O Guará será a primeira região administrativa a receber as apresentações. Neste sábado (19/1) tocam as bandas Brazilian Blues Band (blues), Os Cabelo Duro (punk-rock), Nova Raiz (reggae) e o guitarrista Kadu Lambach, que foi membro da primeira formação do Legião Urbana. Domingo, as atrações musicais ficam por conta de Junior Tanna, Wagner Malta e Manassés de Souza, que é arranjador do cantor Fagner e dividiu palco com Elba Ramalho e Chico Buarque.

Os curtas serão exibidos entre os shows. Na programação estão filmes inéditos como Colorirá (Grabiele Fernanda e Anderson Lopes), Censurado (Pedro Buson) e 4 (Vicente Sá). “A maioria das cidades-satélites não tem salas de cinema e quando tem, são muito pequenas e não exibem filmes daqui. Nós vamos levar nossa tela e 500 cadeiras para acomodar o público”, justifica Zelito.Quem ficar com fome vai pode escolher entre seis food truck com cardápios variados.

A atração é realizada pelo Instituto Casa Vila em parceria com a Secretaria de Cultura do DF. Candangolândia (26 e 27/1) e Núcleo Bandeirante (2 e 3/2) são os próximos destinos do Fora do Eixo. Zelito Passos não pretende parar por aí. “Estou na cena cultural de Brasília há 35 anos e pretendo rodar todo o DF com esse projeto e levar outras manifestações de arte, como teatro, por exemplo”, conclui.

Serviço

Fora do Eixo
Em frente a Casa de Cultura do Guará. Nesta sexta-feira (18/1), a partir das 17h. Sessões de curta-metragens e shows com Brazilian Blues Band, Os Cabelo Duro, Kadu Lamach e Nova Raíz. Entrada franca. Classificação indicativa livre. Neste sábado (19/1), a partir das 17h. Sessões de curta-metragens e shows com Manassés de Souza, Wagner Malta e Junior Tanna. Entrada franca. Classificação indicativa livre

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES