Peça 'Os netos de Gungunhana' está em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo
Inspirado em texto de Mia Couto, Os netos de Gungunhana: Um desvio traz linguagem performática à História

Os ecos da colonização portuguesa no Brasil e em Moçambique ainda são escutados. Eles são os reais protagonistas de Os netos de Gungunhana: um desvio. O espetáculo, do grupo Instante, faz parte de um projeto maior que envolve atores portugueses e moçambicanos, além dos brasileiros.
Os netos de Gungunhana vem da obra de Mia Couto que aborda a guerra contra o imperador Ngungunhane no processo de colonização de Moçambique. “Estamos todos — Portugal, Moçambique e Brasil — historicamente ligados. O vínculo daquela época com o momento atual é muito forte e fica sublinhado a toda hora na peça para quem quiser ver”, afirma a atriz Alice Stefânia, que divide a direção com Diego Borges.
Alice destaca, entre esses elos, a questão racial e a desigualdade social. “Há toda uma questão de dominação, de se verem como superiores por estarem colonizando”, completa Alice.
Antes de chegar a Brasília, Os netos de Gungunhana passou por Lisboa e, depois, segue para Maputo. “Para essa montagem, demos a nossa cara, com um teatro mais de performance. Além disso, nos centramos mais na história do que na ficção”, comenta a atriz.
Serviço
Os netos de Gungunhana: Um desvio
Sala Multiuso do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.