Brasília-DF,
27/JUN/2019

Agite: Confira os melhores eventos de lazer para o fim de semana

Desde preparação para o carnaval até oficinas, a cidade está cheia de opções

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ronayre Nunes* Publicação:01/03/2019 06:00
Caroline Reis e Bebela Moreira defendem um carnaval sustentável (Simone Azevedo-Assessoria/Divulgação)
Caroline Reis e Bebela Moreira defendem um carnaval sustentável

Festejando com consciência: Evento promove ações e oficinas em busca de uma preparação sustentável para o carnaval

Pular o carnaval é bom, mas com consciência é melhor ainda. Por isso, a folia em conjunto está com uma agenda cheia de várias atividades e oficinas para que você possa se preparar para o carnaval de forma sustentável. A ideia é que o público saia sabendo fazer máscaras, camisetas serigrafadas e até brilho labial de maneira pouco agressiva ao meio ambiente.

“O carnaval é uma excelente oportunidade para abraçar esse movimento de consciência ambiental, num momento alegre e de união, pois é um grande evento nacional que gera uma grande quantidade de resíduos”, explica Cláudia Durães, gerente de marketing do Conjunto Nacional.

Ela completa: “É possível unir a diversão à sustentabilidade, seja customizando as roupas e acessórios que ainda vão ficar cheias de personalidade, seja produzindo seus confetes, brilho labial e glitter biodegradável. Além de contribuir com o meio ambiente, a produção é divertida e gera economia”.

Nesta sexta-feira (1/3), a partir das 14h, terá a oficina de brilho labial com Caroline Reis, Bebela Moreira e Raissa Oliveira. Neste sábado (2/3) e domingo (3/3), também às 14h, terá a oficina de máscaras com Pedro Sangeon Gurulino e de camisetas serigrafadas com Leandro Mello, às 17h. 

“Ensinaremos a produzir um hidratante labial com glitter biodegradável. A proposta é fazer com que as pessoas entendam e valorizem os processos de fabricação artesanal local”, explica Caroline Reis.

A artista ainda acrescenta sobre a importância da atividade em comunhão como uma pauta mundial: “Para nós a importância de alinhar o carnaval à sustentabilidade é urgente. O carnaval é nossa maior festa e está muito associada ao consumo. Por isso tem impactos inegáveis e em grande escala: latas, vidro, plásticos de embalagens, glitter, fantasias novas, maquiagens, tintas. Além disso, é uma boa forma de chamar a atenção, já que é festejado todos os anos. Repensar nosso consumo nele, como estamos fazendo nas oficinas, não só através das produções, mas também com a propagação de conhecimento, é um trabalho constante muito importante para que esse assunto chegue cada vez a mais pessoas e seja praticado também fora dele”.

* Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Serviço

Carnaval em conjunto
Shopping Conjunto Nacional (SDN, CNB, cj A; 2106-9714). Nesta sexta-feira (1/3), sábado (2/3) e domingo (3/3), a partir das 14h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Mais agito

Pets
Carnaval e pets
A festa de carnaval do Pátio (SCS, Q. 7) rolará neste fim de semana, mas nem só de badalação será o evento. Você também poderá ajudar um pet que precisa de uma casa para chamar de lar. Isso porque Neste sábado (2/3), a partir das 14h, o evento terá uma feirinha de adoção de cães e gatos. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.

Cinema
Scorsese sem medidas
O festival em homenagem a Martin Scorsese está firme e forte no CCBB (SCES Tc. 2). Nesta sexta-feira (1/3) tem O lobo de Wall Street (não recomendado para menores de 18 anos), às 15h30; e domingo tem Cabo do medo (não recomendado para menores de 16 anos) no mesmo horário. As entradas de ambos são de graça.

Artes visuais
Paisagens urbanas
Este é o último fim de semana para você curtir o trabalho do artista plástico português Alexandre Farto (baseado em “um plano de contraste como ponto de partida para explorar a noção de construção e reconstrução”), em Alexandre Farto aka Vhils – Incisão, no CCBB (SCES Tc. 2), das 9h às 21h. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.

Oficinas
Para aprender
Nesta sexta-feira (1/3), a partir das 14h30, começa a oficina de bordado livre da Julia Filardi – Artes e atelier (715 Norte, Bl. C; 98295-6808). Nas atividades, o público começará aprendendo a trabalhar em um quadrado de algodão, com 12 desenhos e até 80 pontos de bordado livre. A aula vai até as 17h30 e custa R$ 350 (mensalidade) mais a matrícula de R$ 90. Classificação indicativa livre.

Feiras
Para a saúde
Neste sábado (2/3), a partir das 8h, a loja Imagine só (Rua das Figueiras, lt 2/4, lj 4, Águas Claras; 98179-3979) estará com uma feirinha para lá de especial. O objetivo é oferecer produtos naturais e orgânicos, entre frutas e verduras, a preço acessível. O espaço ainda tem ambiente para cafezinho. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES