Brasília-DF,
23/MAR/2019

Celebração nerd: Evento promove atividades para os fãs de super-heróis

Segunda edição do Invasão geek terá como temática a representatividade feminina

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ronayre Nunes* Publicação:08/03/2019 06:00
As meninas do Otaminas fazem parte das atrações do evento (Arquivo Pessoal)
As meninas do Otaminas fazem parte das atrações do evento


A 2ª edição do Invasão geek está rolando no Pier 21, e, este ano, o tema Girl Power lançará luz especial sobre a representatividade feminina no meio. Entre as atrações, terá exposição de Funko Pop, presença de ilustradores e quadrinistas, as meninas do podcast Otaminas, concurso de cosplay, distribuição de brindes, quiz sobre o mundo geek e apresentações de Kpop. O evento começa nesta sexta-feira (8/3) e ainda ocorre neste sábado (9/3) e domingo (10/3), todos os dias, a partir das 12h. Você pode conferir a programação completa no centralcosplay.com/invasao-geek-girlpower.

“O evento invasão geek surgiu para unir a comunidade geek de Brasília em diversas atividades que contemplassem as mais variadas tribos desse universo. A ideia é que cada edição tenha um tema especial. Nesta edição estamos celebrando a estreia de Capitã Marvel e o Dia Internacional da Mulher, dando visibilidade às mulheres no meio nerd”, conta Laís de Oliveira, coordenadora e produtora do evento.

Laís ainda explica que a capital é, sim, lugar de cultura geek, e assinala o quanto os super-heróis tem uma relevância forte por aqui: “Brasília é uma das cidades mais promissoras para o mercado geek. O consumo dessa cultura aqui é alto. Além disso, temos um dos maiores centro de produção de indie games. O que falta é unificar a comunidade novamente para atrair o olhar das grandes marcas para que produções de eventos maiores possam vir em nossa direção. E uma das missões da central cosplay é justamente essa”.

Sobre o tema, a coordenadora defende que presença feminina nos meios geek deve ser, sim, discutida e que resultados positivos em relação a esta perspectiva são uma questão de tempo: “Estamos em uma geração onde se busca representatividade em todos os âmbitos sociais. Na cultura geek não seria diferente. O papel da mulher sempre retratado como secundário e nesse meio era visto como símbolo de apenas de sensualidade e fragilidade. Por muito tempo, garotas não eram bem-vindas a participar de atividades no meio nerd. Para quebrar essa lógica, temos cada vez mulheres lutando por mais papéis importantes, atuando, produzindo, ilustrando etc. A temática quer justamente possibilitar um espaço exclusivo para talentos que foram deixados no invisível por tanto tempo”.

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira

Serviço

2ª Invasão geek
Shopping Pier 21 (SCES Tc. 2). Nesta sexta-feira (8/3), sábado (9/3) e domingo (10/3), a partir das 12h. Entrada franca. Classificação indicativa livre

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES