Brasília-DF,
19/AGO/2019

Adaptação de 'Vigiar e punir' chega aos teatros de Brasília

Peça traz novas maneiras de sentir as angústias de Foucault

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
João Paulo Zanatto* Publicação:22/03/2019 06:01Atualização:21/03/2019 18:35
Vigiar e punir: um soldado beijava a boca de Foucault na escada da escola, é adaptação da obra de Michel Foucault (Rafael Leme/Divulgação)
Vigiar e punir: um soldado beijava a boca de Foucault na escada da escola, é adaptação da obra de Michel Foucault

Diretamente de Atibaia, São Paulo, chega aos palcos do CCBB o espetáculo Vigiar e punir: um soldado beijava a boca de Foucault na escada da escola, da Cia. Caravan Maschera, e é uma montagem adaptada da obra Vigiar e punir (1975), do célebre pensador francês Michel Foucault.

Por meio de teatro de bonecos e formas animadas, a adaptação busca desconstruir algumas verdades tidas como absolutas e repensar novas, é o que os bonecos e toda a montagem provocam. "Nós tivemos que desmontar esse texto hermético e transformá-lo em uma coisa fluida, poética. Trazer uma poesia visual ao espetáculo", conta Leonardo Garcia Gonçalves, que divide a direção com Giorgia Goldoni.

"O texto torna-se mais acessível, pois damos uma visão mais do sensível, do subjetivo e permite uma percepção mais intimista", diz o diretor. "Essa adaptação não traz um Foucault perfeito, para isso é melhor ler as obras dele, nós damos uma outra maneira de sentir o Foucault, de sentir as angústias." Como é um teatro de bonecos, a iluminação é parte essencial do espetáculo, é ela que guia o espectador e ajuda a construir o cenário.

*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira

Serviço
Vigiar e punir: um soldado beijava a boca de Foucault na escada da escola
Teatro do CCBB (SCES, Tc. 2). Sexta-feira (22/3) e sábado (23/3), às 20h; Domingo (24/3), às 19h. Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Vendas na bilheteria do CCBB. Não recomendado para menores de 16 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES