Brasília-DF,
25/AGO/2019

Pintora expõe visão subjetiva da natureza na exposição 'Paisagens expandidas'

Exposição no Museu Nacional da República com pinturas de Sandra Mazzini trazem imagens com grandes paisagens

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:05/04/2019 06:02Atualização:04/04/2019 18:39
'Paisagens expandidas' fica em cartaz até 28 de abril no Museu Nacional (Sandra Mazzini/Divulgacao)
'Paisagens expandidas' fica em cartaz até 28 de abril no Museu Nacional
 
As paisagens de Sandra Mazzini são exuberantes, mas pouco iluminadas. São pinturas a óleo, em grandes dimensões, que trazem uma visão subjetiva da natureza. Em cartaz no Museu Nacional da República na exposição Paisagens expandidas, as obras resultam de uma visão particular e fragmentada que lembra um caleidoscópio. “Quando estou fazendo, penso como se fossem várias micropinturas para formar uma composição maior. Cada pedaço da pintura tem um tratamento individual”, explica a artista.

Sandra usa referências da internet, imagens que pesca aqui e ali para chegar às composições. O tema, para ela, traz um paradoxo quando se trata de trabalhar com tinta e pincel em um formato todo recortado e geométrico. “É como se você estivesse observando a mesma paisagem. Uso referências da internet, vou mesclando, editando essas imagens, mas acho que tem uma atmosfera, que é sempre a mesma, que são os lugares, umas plantações alagadas, sem muito sol, fechadas”, avisa.

A pintura a óleo ela escolheu porque enxerga na técnica a capacidade de trazer uma materialidade para o trabalho, com corpo e textura próprios. “Gosto de, em alguns momentos, trazer muitas texturas, em outros, poucas. E é um material que me possibilita isso”, conta. Quanto ao tema da paisagem, ela acha que ficou meio abandonado na produção recente, mas que está ganhando espaço novamente.

Serviço

Paisagens expandidas
Pinturas de Sandra Mazzini. Curadoria: Denise Mattar. Visitação até 28 de abril, de terça a domingo, das 9h às 18h30, no Museu Nacional da República. Classificação livre.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES