Brasília-DF,
25/AGO/2019

Instalação promove interação de crianças com uma Brasília em miniatura

Misto de instalação e peça de teatro no Espaço Renato Russo, 'De ver cidade' oferece uma perspectiva diferente da capital federal

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Devana Babu* - -- Publicação:26/04/2019 06:00Atualização:25/04/2019 18:28
Caixas foram redimensionadas para receber o público infantil (Thais Mallon/Divulgação)
Caixas foram redimensionadas para receber o público infantil
 
Cobogós, brises, grama e olhos mágicos compõem 20 blocos interativos que simulam uma Brasília imaginária do tamanho das crianças que passarem pela praça central do Espaço Cultural Renato Russo, a partir deste domingo. É a mostra De ver cidade – Brasília numa caixa de brincar. Os blocos podem ser movidos, deslocados, recolocados e aglomerados de diversas formas. Tudo depende de como a criança quer interagir com espaço urbano em miniatura.

As estruturas possuem texturas e dinâmicas estimulantes ao tato e à percepção espacial dos pequenos. De ver cidade – Brasília numa caixa de brincar é o terceiro projeto do coletivo Entrevazios, que reúne cinco talentos de diferentes áreas para criar projetos que interseccionem arte, urbanismo e educação. A obra em questão não é uma peça de teatro, um brinquedo ou uma instalação de artes plásticas, mas se presta a todos esses papéis. “A gente se situa neste lugar entre”, reflete Luênia Guedes, diretora artística do coletivo. Luênia é formada em artes cênicas e pesquisa a área pelo viés visual e pedagógico. Foi dela a proposta inicial de De ver cidade — Brasília numa caixa de brincar.

Ainda segundo a diretora, a ideia é baixar o nível, no bom sentido: “O nível da criança é mais próximo do chão. Os boxes são baixos —  o mais alto tem 1,5m. Não cabe um adulto de pé. Ele tem que se agachar e ajoelhar para se deslocar e mudar de perspectiva”, explica. “A gente brinca com essa ideia das escalas. Desde a escala bucólica, a gregária e a residencial até a escala num nível topográfico e cartográfico”, completa.

Serviço

De ver cidade —  Brasília numa caixa de brincar
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). A partir de domingo até 12 de maio, de terça a sábado das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 19h. Ao longo do período, haverá algumas oficinas de trocas de saberes. Entrada franca. Classificação livre.

*Estagiário sob supervisão de Vinicius Nader

Tags: arte

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES