Brasília-DF,
17/MAR/2024

Exposição mostra as relações culturais entre a América Latina e a Espanha

Exposição de 30 fotos mostra a influência da Andaluzia na América Latina

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Nahima Maciel Publicação:17/05/2019 06:05
A arquitetura latino-americana apresenta traços espanhóis em suas construções (Universidade de Granada e Embaixada da Espanha/Divulgação)
A arquitetura latino-americana apresenta traços espanhóis em suas construções

A influência da arquitetura da região espanhola da Andaluzia na América Latina é tema da exposição Alhambras: o legado andalusí na América Latina, em cartaz no Museu do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). As 30 fotos que integram a exposição foram realizadas em países da América Latina, incluindo o Brasil, como parte do projeto de pesquisa Andaluzia-América: patrimônio, cultura e relações artísticas, tocado pela Universidade de Granada (Espanha).

Além da arquitetura, objetos de decoração, mobiliário e design nos quais há influências da região da Andaluzia também entraram na pesquisa. “A razão desse projeto é de investigação e tem como sentido prioritário buscar relações culturais entre a América Latina e a Espanha que sejam visíveis por essa linha, que é a influência da arquitetura islâmica na estética romântica”, explica Rafael López Gizmán, curador da mostra e pesquisador da Universidade de Granada.

A ideia do curador é buscar o que chama de “alhambrismo” nas construções do século 19 e a influência do orientalismo na estética da arquitetura da América Latina. O passado árabe da Península Ibérica, especialmente marcante entre os séculos 13 e 15, resultou em construções requintadas em cidades como Sevilha e Granada. Nesta última fica Alhambra, um complexo que mistura palácios e fortaleza construídas no ápice da ocupação islâmica.

Serviço

Alhambras: O legado andalusí na América Latina 

Curadoria: Rafael López. Museu do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB - SCES, trecho 2, Brasília/DF). Visitação até 16 de junho, de terça a domingo, das 9h às 21h. Classificação indicativa livre


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

BARES E RESTAURANTES